Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Sicredi apresenta plano Safra 2023/2024 em evento para produtores rurais de São Miguel do Iguaçu

Cooperativa anuncia redução nas taxas de juros e disponibilidade de recursos para impulsionar o agronegócio local.

A cooperativa Sicredi realizou, nesta quinta-feira (29), um evento na ACISMI (Associação Comercial de São Miguel do Iguaçu) para apresentar o plano Safra 2023/2024 aos produtores rurais da região. O encontro contou com a presença de representantes do setor do agronegócio local, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, o secretário de Agricultura do município, representante do IDR Paraná, o vice-prefeito e associados da cooperativa.

Marcelo Piloneto, assessor de crédito rural da Sicredi, enfatizou o compromisso da cooperativa em atender os associados e compartilhou as novidades do plano Safra: "O Sicredi vem se preparando anualmente para atender os associados em relação ao plano Safra, seja para custeio, investimento ou comercialização. Essa é uma tarefa que envolve diversas áreas, como a diretoria, a área de crédito e as agências, sempre compartilhando informações para garantir recursos de crédito aos associados. Trouxemos informações sobre o novo plano Safra, que traz expectativas de redução na taxa de juros do PRONAF, passando de 6% para 5%, e do custeio, que vai de 5% para 4%. Essas novidades oferecem mais viabilidade aos associados. Além disso, estamos empenhados em apoiar os produtores de soja, oferecendo recursos para investimentos em parceria com o BNDES e o BRDE. Assim que as circulares e normativas do BNDES forem divulgadas, já estaremos contratando e liberando as operações de crédito".

Marcelo Alexandre, secretário de Agricultura do município, destacou a iniciativa do evento para os produtores rurais de São Miguel do Iguaçu: "Esse evento é de grande importância para nossa cidade, pois é quando os produtores começam a planejar a aquisição de insumos para a safra de soja. As taxas estão condizentes, e os produtores estão otimistas com o ano que se aproxima, um ano promissor com variedades de potencial produtivo relevante. Esse incentivo e crédito são de suma importância para os agricultores do nosso município".

Evandro Ghellere, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, ressaltou a conquista dos produtores no PRONAF e as condições favoráveis do plano Safra: "É uma oportunidade de conhecermos um pouco mais sobre o plano Safra 2023/2024. Estávamos ansiosos por esse lançamento para saber as taxas de juros e as condições de pagamento. Agora os agricultores saem com o conhecimento necessário para se enquadrarem nas linhas de financiamento. Tivemos uma novidade importante, principalmente no PRONAF, com a redução de 1% nas taxas para a compra de maquinário e implementos, e para a produção de alimentos, como hortaliças e orgânicos, a taxa de juros caiu para 3%. Isso faz uma diferença significativa para o agricultor. Se ele  pegar um financiamento de R$ 100 mil para 10 anos, com certeza essa redução de 1,2% fará muita diferença no futuro".

Claudio Rodrigues, vice-prefeito, destacou a contribuição dos agricultores na economia local e reforçou o compromisso com o escoamento da produção: "Sabemos da força do sistema cooperativista aqui em São Miguel do Iguaçu. Eles têm nos ajudado a transformar nosso município, melhorando a receita e a qualidade de vida das famílias no campo e na cidade. Tenho certeza de que esses recursos do plano Safra impulsionarão a economia do nosso município por meio das revendas de insumos, implementos agrícolas e tudo mais que está ligado ao agronegócio. Nós, como gestores públicos, apoiamos e temos certeza de que esses recursos destinados ao Sicredi ajudarão a transformar ainda mais nosso município. Estamos fazendo o possível para levar dignidade e transformação àqueles que estão no campo, melhorando estradas, fazendo terraplanagem e procurando oferecer atenção especial para que eles permaneçam no campo, junto de suas famílias, com qualidade de vida".

Fonte: Costa Oeste News

Autor do post