Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Saúde: Hemorroidas - Conheça os sintomas, fatores de risco e tratamentos

Segundo o especialista, essa condição é caracterizada pelo alargamento dos vasos sanguíneos.

  • 05/06/2023
  • Foto(s): Costa Oeste News
  • Região

Em entrevista ao Costa Oeste News, o proctologista Dr. Diogo Ribeiro esclarece as dúvidas mais comuns sobre hemorroidas. Segundo o especialista, essa condição é caracterizada pelo alargamento dos vasos sanguíneos no canal anal, provocando sintomas como sangramento, dor, coceira e ardência após a evacuação. Dr. Ribeiro destaca que é importante diferenciar as hemorroidas de outras condições, como problemas na próstata ou câncer anal, para evitar confusões e preocupações desnecessárias.

Em relação aos fatores de risco, o médico ressalta que a genética desempenha um papel importante, com casos de hemorroidas ocorrendo em famílias inteiras. Além disso, a dificuldade na evacuação e a irregularidade do intestino também são fatores que podem contribuir para o desenvolvimento da condição. Passar muito tempo sentado no vaso sanitário também pode exercer pressão excessiva sobre os vasos anais, aumentando o risco de dilatação.

Contrariando alguns mitos, o Dr. Ribeiro enfatiza que a prática regular de atividade física é benéfica para a prevenção e tratamento das hemorroidas. Ele explica que a força física necessária para desencadear uma crise hemorroidária é considerável e normalmente não ocorre durante a prática de exercícios físicos moderados. Portanto, a atividade física pode ajudar a melhorar a circulação e a regularidade intestinal, contribuindo para a prevenção da condição.

Existem diferentes tipos de hemorroidas, conforme explicado pelo especialista. As internas são aquelas localizadas no canal anal, podendo variar de grau 1 (menos volumosas e sintomáticas) até grau 4 (hemorroidas permanentemente prolapsadas). Já as externas afetam os vasos na borda do ânus. Muitas vezes, a condição é mista, envolvendo ambos os tipos. O tratamento varia de acordo com o grau e pode incluir medidas como regularização do intestino, melhor higiene anal e, em casos mais graves, procedimentos como ligadura elástica ou intervenção cirúrgica.

Durante a gravidez, é importante adotar medidas preventivas para evitar ou minimizar o desconforto associado às hemorroidas. Dr. Ribeiro ressalta que o tratamento cirúrgico geralmente é adiado para o pós-parto, optando-se por medidas não invasivas durante a gestação. Para prevenir a condição, é recomendado manter uma alimentação rica em fibras, beber bastante água, evitar longos períodos sentado no vaso sanitário e higienizar corretamente o ânus após a evacuação. Além disso, a fisioterapia pélvica pode ser uma opção para gestantes, auxiliando no fortalecimento dos músculos da região e aliviando a pressão exercida pelo útero e pelo bebê.

Fonte: Costa Oeste News

Autor do post