Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

São Miguel do Iguaçu: secretário destaca ações de preservação durante a semana do meio ambiente

Os esforços da secretaria também se estendem à recuperação de nascentes e árvores, com um plano de arborização já praticamente aprovado pelo Ministério Público.

  • 01/06/2023
  • Foto(s): Costa Oeste News
  • Região

Em uma entrevista concedida ao Costa Oeste News, o secretário de Meio Ambiente, Márcio Zanoni, discutiu as ações em andamento e planejadas pela Secretaria, em parceria com a administração municipal, para preservar o meio ambiente em São Miguel do Iguaçu. A entrevista ocorreu em um momento especial, durante a celebração da Semana Mundial do Meio Ambiente, destacando a crescente preocupação com essa questão em todo o mundo.

Uma das principais iniciativas mencionadas foi o programa Recicla SMI, que tem sido o carro-chefe da Secretaria e da administração municipal. O programa visa a coleta de materiais recicláveis, especialmente os eletrônicos, que são encontrados em locais inadequados, buscando fomentar a Associação de Catadores AMAR. Além disso, o programa incentiva a agricultura familiar como parte das ações de preservação ambiental.

Os esforços da secretaria também se estendem à recuperação de nascentes e árvores, com um plano de arborização já praticamente aprovado pelo Ministério Público. Essas ações visam conscientizar a população sobre a preservação ambiental. Palestras em escolas têm sido realizadas para mostrar a realidade local e as consequências negativas da exposição inadequada de materiais ao meio ambiente, ressaltando a importância da reciclagem.

Para dar continuidade aos esforços de conscientização, a Secretaria, em parceria com outras entidades, realizará um evento especial durante a Semana do Meio Ambiente. Nos dias 5 e 6, será realizada a limpeza manual dos rios Pinto e Leão, que cortam a cidade e deságuam no lago de Itaipu. Essa ação tem como objetivo mostrar à população onde esses materiais descartados de forma inadequada vão parar. A presença de geladeiras velhas e outros resíduos nos rios contribui para enchentes e alagamentos.

No dia 7 de junho, em frente ao Banco do Brasil, a Secretaria montará uma tenda para distribuição de mudas de árvores nativas e frutíferas à população. Será feito um cadastro para as pessoas interessadas em receber as mudas. Além disso, haverá a entrega de sacos de ráfia e a continuidade do programa Recicla SMI, com a coleta de materiais eletrônicos. O objetivo dessas ações é sensibilizar a população sobre o descarte correto e promover a conscientização ambiental, destacando a relação entre reciclagem e preservação do meio ambiente.

O Secretário ressaltou que essas ações são fundamentais para a saúde pública e dependem do envolvimento de toda a comunidade. Ele reforçou os cuidados de descartar corretamente os materiais para evitar danos ao meio ambiente e que essa é uma responsabilidade de todos. O trabalho realizado pela Secretaria é contínuo e baseado em uma abordagem gradual, buscando sensibilizar e envolver cada vez mais pessoas na causa da preservação ambiental.

Fonte: Costa Oeste News

Autor do post