Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Corpo de Bombeiros encerra workshop de salvamento veicular em São Miguel do Iguaçu

O 3º CRBM realizou um simulado de atendimento de acidente automobilístico utilizando técnicas avançadas de salvamento veicular.

  • 01/06/2023
  • Foto(s): Corpo de Bombeiros
  • Região
Corpo de Bombeiros encerra workshop de salvamento veicular em São Miguel do Iguaçu

Na tarde dessa quarta (31), foi concluído o Workshop de Salvamento Veicular do âmbito do 3º Comando Regional de Bombeiro Militar na cidade de São Miguel do Iguaçu. As atividades, que são uma demanda do Comando Geral através da Câmara Técnica, os quais buscam a integração entre as Unidades e a padronização a nível estadual no serviço com técnicas avançadas de salvamento veicular, são executadas neste período em virtude do Maio Amarelo,  movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito.

Na região, as ações foram realizadas por três dias, e envolveram 25 militares do 4º e 9º Grupamentos de Bombeiros e do 6º Subgrupamento de Bombeiros Independente, em atividades teóricas e práticas que culminaram em um simulado  de atendimento de acidente automobilístico com vítimas presas em ferragens no centro do município. 

Desse modo, o Workshop chamou a atenção de pessoas da comunidade que transitavam pelo local e pararam para assistir atentamente aos trabalhos das equipes do Corpo de Bombeiros. Os militares realizaram a estabilização dos veículos com a utilização de ferramentas específicas, efetuando cortes na lataria e rebatimento do teto dos carros, a fim de acessar e retirar as vítimas dos automóveis com a prioridade máxima de restrição dos movimentos da coluna dos acidentados. Ao serem retiradas, as vítimas receberam atendimento pré-hospitalar pela equipe do SIATE.

Outro aspecto importante do evento foi a introdução de ferramentas modernas para expansão e corte, como o desencarcerador a bateria. Esse equipamento é de suma importância para a atividade de resgate veicular e possibilita celeridade e agilidade nas operações em acidentes, devido ao desempenho que possui e por ser a bateria. Com isso, ele melhora a logística do resgate, dispensando o motor a combustão, e elimina o uso de mangueiras hidráulicas, que causam transtornos no cenário durante a execução trabalho, além de possibilitar uma melhor comunicação entre as equipes de resgate e do bombeiro com a vítima, por emitir um ruído bem mais reduzido em comparação com os equipamentos atuais.

O objetivo do simulado foi estimular nas pessoas a adoção de comportamentos seguros no trânsito, como respeitar os limites de velocidade, não dirigir sob efeito de álcool ou drogas, usar o cinto de segurança, cumprir as leis de trânsito e estar atento às condições das vias, ações que podem diminuir os números de acidentes de trânsito.

Fonte: Assessoria

Autor do post