Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Safrinha de milho deverá ser a maior dos últimos 15 anos no Paraná

Segundo projeções do DERAL, rendimento médio será de 235 sacas por alqueire

O milho safrinha está em pleno desenvolvimento na Região Oeste do Paraná. De acordo com estimativas do DERAL (Departamento de Economia Rural), mais de 90% das lavouras encontram-se em boas condições. Isso demonstra boa expectativa de safra. 

Ainda de acordo com o DERAL, através de seu último boletim divulgado até o momento, o rendimento desta safrinha deverá ser de 5.850 quilos por hectare, o que representa 235 sacas por alqueire. Um aumento de 18% na comparação com a safrinha do ano passado.

Para o agricultor de Medianeira, Marcos Berta, o ciclo sofreu um pouco no início, mas depois teve a colaboração do tempo. “No plantio da cultura tivemos atraso devido a quantidade elevada de chuva, depois a lavoura teve um desenvolvimento bom, e mesmo com os ataques de cigarrinha e largarta do cartucho, as expectativas estão boas”, afirma Berta.

Embora a área plantada no Paraná neste ciclo teve uma redução de 9%, se comparada com o ano anterior, a melhor produtividade compensará, chegando a marca de 14,4 milhões de toneladas de milho. Se essa produção for confirmada, será a maior dos últimos 15 anos no Estado. 

Mesmo com as boas expectativas, o agricultor lembra que ainda existem alguns desafios, “dependemos muito ainda da contribuição do clima, principalmente no quesito geada, e com o ciclo um pouco mais atrasado neste ano, deveremos ficar apreensivos com isso”, conclui Marcos Berta.

Fonte: Costa Oeste News

Autor do post