Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Turismo avança 1,9% no Paraná em fevereiro, melhor resultado do Sul e acima da média nacional

É o que mostra a Pesquisa Mensal de Serviços, divulgada nesta quinta-feira (27) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Turismo avança 1,9% no Paraná em fevereiro, melhor resultado do Sul e acima da média nacional

Com aumento de 1,9% nas atividades turísticas em fevereiro, o Paraná foi o único estado da Região Sul que avançou no setor no segundo mês do ano, com desempenho melhor que no cenário nacional, que recuou 0,7% no período. É o que mostra a Pesquisa Mensal de Serviços, divulgada nesta quinta-feira (27) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Na comparação com os outros estados analisados pelo IBGE, o Paraná teve o quarto melhor resultado em fevereiro, atrás apenas do Espírito Santo (5%), Distrito Federal (4,9%) e Minas Gerais (2,7%). Em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, a atividade teve queda de 2,4% e 2,8% no mês, respectivamente.

“As atividades prestadas pelos empreendimentos de hotelaria, alimentação e outros segmentos ligados ao turismo têm crescido no Paraná. O crescimento em fevereiro ainda reflete o período de férias e a ótima temporada de verão que tivemos no Estado, principalmente no Litoral, que recebeu um grande volume de visitantes graças às obras e a estrutura que montamos na região”, afirmou o governador Carlos Massa Ratinho Junior.

O Estado também avançou acima da média nacional na comparação com fevereiro de 2022, com crescimento de 23% ante os 14,8% registrados no País. Foi o terceiro melhor no período, atrás apenas de Minas Gerais (25,2%) e de Santa Catarina (23,9%). A receita nominal das atividades turísticas paranaenses aumentou 40% de um ano para outro.

No bimestre, o crescimento foi de 18% no turismo do Paraná, contra 13,8% da média brasileira. Já a variação no acumulado de 12 meses, entre março de 2022 e fevereiro de 2023, chegou a 27,8% no Estado, pouco acima da média brasileira, que aumentou 26,9% no período.

SERVIÇOS – Fechando em alta pelo quarto mês consecutivo, o setor de serviços teve aumento de 0,8% em fevereiro no Paraná. Ele compreende empreendimentos como salões de beleza, restaurantes, imobiliárias e transportadoras, entre outros segmentos, que representam grande parte das atividades econômicas nacionais. No Brasil, o avanço médio foi de 1,1% no mês.

O crescimento do setor no Estado foi observado em todos os recortes de períodos. Na comparação com fevereiro do ano passado, o aumento foi de 9,9%, o melhor resultado da região Sul no período e bem acima da média nacional, que cresceu 5,4%. A alta no bimestre foi de 11% no Estado, apresentando mais uma vez o maior crescimento do Sul, à frente de Santa Catarina (8,5%) e do Rio Grande do Sul (8,9%). É praticamente o dobro da média nacional para o período, que teve variação de 5,7%. Já no acumulado do ano, o setor avançou 5,1% no Estado.

Em janeiro, o avanço do setor no Paraná foi de 3% na comparação com dezembro de 2022, também o melhor resultado do Sul 

SEGMENTOS – Praticamente todos os segmentos que compõem o setor avançaram em fevereiro deste ano em relação ao mesmo mês do ano passado. A alta foi puxada pelo segmento de serviços profissionais, administrativos e complementares, que expandiu 19,8% no período, seguido pelos serviços prestados às famílias (16,2%), serviços de informação e comunicação (8,7%) e transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (7,7%). A exceção foi para os outros serviços, que tiveram redução de 8,7% em um ano.

No bimestre, os serviços profissionais, administrativos e complementares tiveram variação acumulada de 26,8% na comparação com o registrado nos dois primeiros meses de 2022. Na sequência estão transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (8,4%), serviços prestados às famílias (7,4%), serviços de informação e comunicação (6,9%) e outros serviços (1,9%).

Já no acumulado de 12 meses, o maior aumento foi nos serviços prestados às famílias, com alta de 18,8%, seguida pelos serviços profissionais, administrativos e complementares (13,3%), transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (3,1%), outros serviços (2%) e serviços de informação e comunicação (-0,1%).

Fonte: Agência Estadual de Notícias

Autor do post