Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Expedição Costa Oeste: a pitaya pode ser fonte de renda extra nas propriedades rurais?

Para responder a esta pergunta, a Expedição Costa Oeste visitou o Alpes da Pitaya em São Miguel do Iguaçu-PR.

Expedição Costa Oeste: a pitaya pode ser fonte de renda extra nas propriedades rurais?

Será que a pitaya pode ser uma fonte de renda extra nas propriedades rurais? Para responder a esta pergunta, a Expedição Costa Oeste visitou o Alpes da Pitaya em São Miguel do Iguaçu, oeste do Paraná,  onde a produção está intensa. 

O produtor implementou a fruta exótica em 2020. Até ano passado estava analisando a viabilidade. A planta, que na verdade é um cacto, juntamente com as flores e frutos, é bastante exótica e transforma essa área de quase um hectare e 2 mil pés de pitayas em uma linda paisagem. Mas não pense que tudo está tão lindo por acaso.

As frutas amarelas pertencem à variedade Golden Israelense. A produção está aumentando e deve atingir o pico apenas no quinto ano. No momento ela produz 20 frutos por planta, pesando em média cada uma 400 gramas. (quatrocentos)

No ápice de produção a Golden pode chegar a 40 frutos por pé, pesando em média 500 gramas (quinhentos) cada. Por enquanto Sidinei está contente com o resultado. 

A roxa, mais comum, também é encontrada na propriedade. E lógico a gente foi provando todas. Inclusive Baby do Cerrado, versão brasileira da fruta e toda diferentona. Outra variedade diferente é amarela colombiana. 

Mas para produzir dessa maneira, é preciso ter paciência. Depois da implementação, a pitaya leva um ano para começar a dar seus primeiros frutos. Entre dezembro de 2021 e maio de 2022, período de safra, Sidinei colheu cerca de 850 quilos no total. Já no começo de abril de 2023, um ano depois, foram colhidos 3 mil quilos e até o fim da colheita, em maio, espera-se colher cerca de 3,5 mil quilos, um aumento de 312%. O resultado deixa o produtor feliz.

Sidinei vende o quilo da Pitaya entre R$ 10 e 12, tornando sim a fonte de renda extra muito importante. Essa é a prova que a criatividade pode ser a semente que transforma a agricultura.  


Fonte: Costa Oeste News