Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Cardiologista alerta para os sintomas da Hipertensão Arterial

Dr David Bongiolo Mattos explica que a hipertensão arterial pode até ser hereditária.

  • 29/03/2023
  • Foto(s): Marcelo Camargo
  • Região
Cardiologista alerta para os sintomas da Hipertensão Arterial

A hipertensão arterial é uma condição médica comum em que a pressão sanguínea nas artérias é persistentemente elevada. A pressão arterial normal deve estar em torno de 120/80 mmHg, porém, valores acima disso podem indicar um quadro de hipertensão. Essa condição pode afetar pessoas de todas as idades, mas é mais comum em indivíduos acima de 40 anos.

A hipertensão arterial pode afetar gravemente a saúde a longo prazo e pode aumentar o risco de doenças cardiovasculares, incluindo doenças cardíacas e derrames cerebrais. Além disso, a hipertensão também pode afetar outros órgãos, como os rins e os olhos. É importante que as pessoas com hipertensão arterial recebam um tratamento adequado e monitoramento regular para prevenir complicações de saúde graves.

 Os principais sintomas que podem ocorrer quando a pressão arterial está elevada são: dores no peito, dor de cabeça, tonturas, zumbido no ouvido, fraqueza, visão embaçada e sangramento nasal. Diante dessas circunstâncias, é fundamental procurar ajuda médica.


Existem várias opções de tratamento para hipertensão arterial. Alguns pacientes podem precisar de medicação para baixar a pressão arterial, enquanto outros podem ser capazes de controlar sua hipertensão por meio de mudanças no estilo de vida, como a prática regular de exercícios e a adoção de uma dieta saudável.

David Bongiolo Mattos, Cardiologista no Hospital Madre de Dio, explica que a hipertensão arterial pode até ser hereditária.

“Pode sim ser hereditária, inclusive, e não somente hereditária, eu posso assim, não vir de famílias de hipertensos e desenvolver minha hipertensão, tudo na nossa vida tem fatores genéticos e fatores externos, é o tal do fenótipo e o genótipo, não necessariamente o que eu tenho de gene, vai ser expressado e não necessariamente o que eu não tenho de gene ele nunca vai acontecer, então, sim, ela pode ser hereditária.”


Fonte: Costa Oeste News

Autor do post