Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Fundo Estadual do Esporte é aprovado em Plenário

Iniciativa do Governo pretende delimitar políticas públicas estaduais para esporte, lazer e qualidade de vida.

Fundo Estadual do Esporte é aprovado em Plenário

Os deputados avançaram no debate sobre a criação do Fundo Estadual do Esporte. A proposta 239/2022 foi aprovada no Plenário em segundo turno de votação e pretende delimitar políticas públicas estaduais para esporte, lazer e qualidade de vida. O projeto assegura ainda a incorporação do programa PROESPORTE às políticas permanentes da área.

De acordo com o texto, a criação do Fundo do Esporte trará agilidade no financiamento das ações esportivas, permitindo a realização de transferências automáticas, fundo a fundo, entre Estado e município, para que as ações passem a ser realizadas em conjunto.

Segundo a matéria, essas ações vão constituir as fontes transferências da União, doações, dotação específica do orçamento e recursos de multa da Justiça Desportiva e patrocínios. O Fundo será orientado pelo Conselho Estadual do Esporte, também presente no projeto, assegurando a participação da comunidade esportiva nesse contexto.

Já o PROESPORTE autoriza projetos a captarem recursos com a iniciativa privada. A medida ainda permite que a comunidade esportiva participe da definição das prioridades para o Estado e principalmente para cada região, possibilitando a construção de novos programas para valorizar o esporte, os atletas e os cidadãos.

De acordo com o governo, o Sistema Esportivo Estadual (SEE-PR) seguirá os moldes do sistema federal, a fim de delimitar melhor as políticas públicas estaduais para esporte, lazer e qualidade de vida. Deverá ser organizado de forma democrática e permanente, com a finalidade de promover o direito fundamental de acesso ao esporte e o desenvolvimento humano.

Presidente da Comissão de Esportes da Assembleia, o deputado Thiago Bührer (União) destacou a iniciativa. “Projeto importante para a comunidade esportiva, que tinha um grande anseio para a volta da Secretaria do Esporte. E, para isso, o Governo enviou esse projeto que institui Sistema Esportivo Estadual, regulamentando junto com as questões federais. E principalmente criação do Fundo, que vai permitir muitos convênios com os municípios ajudando o esporte, atletas e instituições. Estou muito feliz em poder votar hoje, pois vai ajudar muito a questão esportiva”, disse.

Alexandre Amaro também elogiou a medida e ressaltou que haverá mais recursos para o desenvolvimento do esporte. “Se trata de um verdadeiro marco da política esportiva no estado”, afirmou.

Com a dispensa de votação da redação final aprovada, o texto agora segue para sanção, ou veto, do Governo do Estado.

Fonte: ALEP