Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Coordenador da Escola de Pais de São Miguel do Iguaçu fala do compromisso do projeto no desenvolvimento da aprendizagem escolar

O primeiro ciclo de debates da Escola de Pais em 2023 está previsto para início do mês de março, com data e local ainda indefinidos.

  • 03/02/2023
  • Foto(s): Costa Oeste News
  • Região
Coordenador da Escola de Pais de São Miguel do Iguaçu fala do compromisso do projeto no desenvolvimento da aprendizagem escolar

Na manhã desta sexta (03), o Jornal Costa Oeste News recebeu Francisco Carlos, coordenador estadual da Escola de Pais, para falar da importância da relação entre família e escola e o impacto positivo na perspectiva educacional e social com essa interação. De acordo com Francisco, o desenvolvimento da aprendizagem depende do equilíbrio dessas duas bases: família e escola.

“David, a gente costuma falar que a atuação dos pais é decisiva no sucesso dos filhos, mas, ela pode ser determinante em caso de insucesso, e nós temos que considerar a educação sobre duas maneiras, nós temos a educação informal e nós temos a educação formal, então, uma complementa a outra, mas a principal é a educação para os valores, porque é a partir do ambiente familiar que a criança vai encontrar o respaldo  necessário para ela se desenvolver de maneira produtiva no ambiente escolar, então, tudo que a criança vivencia em casa de alguma maneira ela vai reproduzir na escola.” 

A falta de tempo em decorrência da rotina corrida de trabalho tem dificultado uma maior participação dos pais no ambiente escolar dos filhos, mas a Escola de Pais defende que é fundamental a família acompanhar o desenvolvimento de aprendizagem do aluno. É necessário procurar conhecer o professor, demonstrar interesse pela vida escolar do aluno, conferir as lições de casa, participar de reuniões e dos eventos promovidos pela escola, assim como garantir um horário de sono adequado, como controlar o tempo em telas de computadores e celulares. 


“São atitudes simples, que são praticadas diariamente, que vão reforçar e vão estreitar essa relação família e escola. A escola vai ensinar os nossos filhos a ler, a escrever, a fazer contas... e a família vai fazer a educação informal, a educação para os valores. Então, existe uma certa confusão, porque muita gente fala assim: “eu vou mandar os meus filhos para ir para a escola para eles serem educados”, mas não, nós temos que mandar os nossos filhos educados para aprender na escola”, argumenta Francisco.

O Coordenador explica que é necessário compreender que a educação é uma responsabilidade de todos, mas cada um possui um papel claramente definido, sendo o núcleo familiar a primeira instituição social que irá promover o desenvolvimento individual do aluno.

“Nós não podemos terceirizar a educação dos nossos filhos de maneira nenhuma, os pais são os primeiros e principais educadores dos nossos filhos, então, eles não podem delegar esse papel para escola, para a igreja, para comunidade... nós temos que ter claramente a nossa a função paterna e materna de prover amor, carinho, limites, segurança, e fazer com que as crianças possam reproduzir esses valores na escola.” 

O primeiro ciclo de debates da Escola de Pais de 2023 está previsto para o início do mês de março, com data e local ainda indefinidos.

Fonte: Costa Oeste News

Autor do post