Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Patrulha Rural Comunitária realiza a capacitação preventiva de cerca de 1.400 produtores rurais

No 14ºBPM a Patrulha Rural atua nas cidades de Medianeira, São Miguel do Iguaçu, Itaipulândia, Missal e Serranópolis do Iguaçu.

  • 26/01/2023
  • Foto(s): Assessoria
  • Policial
Patrulha Rural Comunitária realiza a capacitação preventiva de cerca de 1.400 produtores rurais

As equipes da Patrulha Rural Comunitária, presentes em todos os batalhões e companhias independentes operacionais da PMPR (exceto as OPM´s da capital) desenvolvem ações e operações em todo o território paranaense, conforme prevê a Diretriz nº. 009/2021 (Implantação da Patrulha Rural Comunitária, versão 4.0) e o Plano de Operação nº 021/2022 – PM/3 Operação Segurança Rural.

O Programa Patrulha Rural Comunitária versão 4.0 tem a missão de planejar e executar o patrulhamento rural comunitário e outras ações do policiamento ostensivo em conjunto com a operacionalização de recursos tecnológicos avançados, a fim de prevenir e reprimir a incidência de furto/roubo a cooperativas e propriedades rurais, de forma a complementar a segurança e a tranquilidade na área rural. Além disso, o programa visa a mobilização comunitária nas regiões rurais para atuação em coparticipação e coprodução com a Polícia Militar, com vistas à inovação e maior integração com a sociedade.

Até o momento aproximadamente 5.500 propriedades rurais foram visitadas e cadastradas no Programa Patrulha Rural Comunitária versão 4.0 pelas equipes, bem como os respectivos proprietários e funcionários foram orientados com base das informações constantes na Cartilha Segurança Rural, que traz recomendações e formas de prevenção aos principais crimes que ocorrem no campo (disponível no site da PMPR: https://www.pmpr.pr.gov.br/Pagina/Patrulha-Rural-Comunitaria).

A etapa seguinte após as primeiras visitas das equipes de Patrulha Rural Comunitária aos produtores rurais é a proposta de adequação da propriedade às recomendações observadas da Cartilha Segurança Rural, a fim de minimizar as possibilidades de que aquele local seja alvo de ações criminosos, a partir de medidas preventivas, como por exemplo, conserto de cercas e iluminação, e, instalação de dispositivos luminosos e sonoros de alerta. Outra vertente do programa é a conscientização e incentivo aos produtores rurais sobre sua participação efetiva nas ações de Segurança Pública, a partir da mobilização nos Conselhos Comunitários de Segurança e desenvolvimento de redes de proteção por meio da organização em grupos de comunicação de instantânea (por exemplo, grupos de WhatsApp).

Após o desenvolvimento destas ações, os produtores e funcionários rurais concluem a primeira etapa da capacitação preventiva e estão aptos a instalar em suas propriedades a placa de identificação do Programa Patrulha Rural Comunitária versão 4.0, a fim de promover o reforço territorial, e, consolidar a participação, reconhecimento e pertencimento da comunidade ao programa da Polícia Militar do Paraná. No corrente mês as equipes realizaram a entrega e auxiliaram instalação de cerca de 1.400 placas de identificação nas propriedades rurais, bem como nos últimos meses participaram de mais de 30 reuniões e exposições rurais, com o objetivo de divulgar as orientações preventivas e promover discussões sobre as ações de segurança pública nos Conselhos Comunitários de Segurança, cooperativas e sindicatos rurais paranaenses.

No 14ºBPM a Patrulha Rural atua nas cidades de Medianeira, São Miguel do Iguaçu, Itaipulândia, Missal e Serranópolis do Iguaçu. 

A Equipe realiza patrulhamento por todas as cidades conforme um Plano de Aplicação.

Fonte: Assessoria