Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Falta de chuvas prejudica resultado da safra 2022/23 em São Miguel do Iguaçu e região

Com o clima desfavorável, a produção agrícola ficou comprometida e os custos elevados.

Falta de chuvas prejudica resultado da safra 2022/23 em São Miguel do Iguaçu e região

O ano de 2022 foi marcado por desafios para os agricultores de São Miguel do Iguaçu, o clima não foi favorável, a produção agrícola ficou comprometida e os custos elevados. Ainda há avaliação das perdas, mas resta uma certeza, não haverá uma super safra. O gerente das unidades da Agrícola Andreis, Zenoir Kestring, atribui o resultado a falta de chuvas.


"A gente teve um impacto em função de uma estiagem, nos meses de novembro e dezembro choveu pouco, e em algumas microrregiões, principalmente mais voltado aqui para a área do lago, nessa região aqui de Santa Rita, Paulistânia, sentido Itaipulândia, Missal, foi uma região que sentiu muito... algumas localidades acabou dando umas pancadas de chuva e acabou salvando um pouco mais a lavoura, mas, nós já sabemos que não teremos uma super safra, é um resultado difícil para a colheita."


Para garantir que a próxima safra seja melhor, é importante o produtor ficar atento aos detalhes que vão permitir minimizar as perdas. 

"São muitos detalhes na hora de se plantar uma lavoura, manejar, então, é muito bom sempre trocar essas informações, experiências, por mais que os produtores, os nossos colegas são muito bem capacitados, mas sempre tem alguma novidade, tem alguma coisa que o engenheiro-agrônomo e o técnico agrícola conseguem levar aos nossos consultores para auxiliar na regulagem de uma máquina, no ajuste fino do momento do plantio ou até na seleção e escolha de um disco apropriado para cada tipo de semente, a gente consegue auxiliar, temos máquinas que fazem isso", explicou Zenoir. 

A próxima safra já começa a gerar expectativas e os produtores renovam as esperanças para que tenhamos um cenário diferente, com um período de chuva mais favorável.

"Sempre quando a gente fala numa nova safra, a expectativa é boa. A gente se preocupa muito em estabelecer um bom plantio, os produtores não só da nossa região, mas os produtores a nível Brasil tem essa preocupação também e capricham muito no plantio. Se a gente pensar em safrinha de milho, deve ser estabelecido o plantio ainda dentro de uma janela legal, só que a gente precisa também que dê uma regularizada nessas chuvas, a gente está vendo todos os dias forma umas pancadas, mas tem chovido pouco aqui em São Miguel, quando a gente vai para Céu Azul, Cascavel, temos visto chuvas a mais... para ser bom, a gente precisa ter a regularidade dessas chuvas", finalizou Kestring.

Fonte: Costa Oeste News

Autor do post