Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Vertedouro de Itaipu deve continuar aberto até o final de janeiro

Previsão tem como base as condições hidrológicas do Rio Paraná e o atual cenário de geração de energia.

  • 23/01/2023
  • Foto(s): Rubens Fraulini | Itaipu Binacional
  • Região
Vertedouro de Itaipu deve continuar aberto até o final de janeiro

O vertedouro da usina de Itaipu, em Foz do Iguaçu (PR), na fronteira do Brasil com o Paraguai, deve permanecer aberto até pelo menos o final deste mês de janeiro. A previsão da Diretoria Técnica se baseia nas condições hidrológicas do Rio Paraná e no atual panorama de geração de energia.

As comportas da calha esquerda foram abertas no último dia 14, com previsão inicial de duração de dez dias, e o vertimento deve continuar até o final do mês. A medida é necessária para escoar o excedente de água não usado para geração de energia e manter a segurança da barragem.

Outras hidrelétricas do Sistema Interligado Nacional (SIN) também passaram a verter nos últimos dias, como no complexo Belo Monte (Rio Madeira) e nas bacias dos rios São Francisco e Rio Grande. A elevação do nível do reservatório destas usinas foi causada pelo aumento das chuvas, associado ao incremento da geração pelas fontes fotovoltaica e eólica.

Na quarta-feira (18), foram abertas as comportas do vertedouro da usina de Porto Primavera, em Rosana (SP), instalada no Rio Paraná, a montante (acima) de Itaipu. A recuperação dos principais reservatórios brasileiros ocorre após um período de forte escassez hídrica, nos anos de 2021 e 2022.

Turismo

A última abertura do vertedouro de Itaipu ocorreu em 23 de outubro de 2021, portanto, há mais de um ano. O vertimento animou moradores e turistas que visitam Foz do Iguaçu. No primeiro fim de semana (sábado, 14, e domingo, 15), mais de seis mil pessoas visitaram a usina.

A expectativa do Complexo Turístico Itaipu (CTI) – responsável pela gestão do setor – é que esse número permaneça alto, impulsionado também pelas férias escolares.

Os interessados podem consultar os tipos de passeios, horários e fazer reservas no site do CTI: www.turismoitaipu.com.br.

A Itaipu

Com 20 unidades geradoras e 14 mil MW de potência instalada, a Itaipu Binacional é líder mundial na geração de energia limpa e renovável, tendo produzido, desde 1984, 2,9 bilhões de MWh. Nos últimos 12 meses, foi responsável por 8,6% do suprimento de eletricidade do Brasil e 86,3% do Paraguai.

Fonte: Assessoria Itaipu Binacional