Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Expedição Costa Oeste: aposentado faz de lavoura de café seu passatempo

Muitas pessoas se aposentam fazem vários planos para ocupar seu tempo. A grande pergunta que fica é, por que um cafezal?

Expedição Costa Oeste: aposentado faz de lavoura de café seu passatempo

Você já parou para pensar no que vai fazer quando se aposentar? Seu Rineo Elso Marcolin, escolheu plantar café em Matelândia, no oeste paranaense. Criado no sítio, seu Rineo tinha uma lembrança muito especial das lavouras de café. Então decidiu fazer disso um passatempo na sua aposentadoria. Mas, no início, o objetivo era plantar apenas 100 pés, para o consumo. Porém, ele ocupou uma área no limite da cidade e plantou um pouco mais do que o previsto inicialmente, na verdade, bem mais 1,700 pés. Proporcionando um inusitado e lindo cenário, com a cidade de Matelândia de fundo.  


Devido às geadas, que marcam presença em quase todos os invernos na região, logo, o ex-funcionário público, foi chamado de louco.  Seu Rineo conseguiu as mudas e apoio técnico com Roberto Natal Dal Molin, técnico do IDR-Paraná, que ainda mantém viva a cafeicultura, em Jesuítas.  O município também fica localizado no oeste do estado e já foi um grande produtor de café. Nós, já visitamos a região através da Expedição Costa Oeste em 2021.Voltando para Matelândia, já faz quatro anos que seu Rineo implementou a lavoura de café. No ano passado ele conseguiu colher quatro toneladas, provando que a atividade, além de um passo tempo, é viável. 

Quer assistir mais? Confira o episódio da semana passada: 

Fonte: Costa Oeste News

Autor do post

Colunistas

Cidades relacionadas

Categorias relacionadas