Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Ato cívico marca o 7 de setembro em São Miguel do Iguaçu

A data celebra os 200 anos de independência do Brasil, quando em 1822, Dom Pedro I proclamou a independência às margens do Rio Ipiranga.

  • 07/09/2022
  • Foto(s): Costa Oeste News
  • Região
Ato cívico marca o 7 de setembro em São Miguel do Iguaçu

Ocorreu nesta quarta (7) um ato cívico para celebrar o dia da independência do Brasil. O evento foi realizado na escadaria do Paço Municipal Abel Bez Batti.  A programação iniciou com a execução do Hino Nacional Brasileiro e as alunas da escola militar Nestor Victor dos Santos foram convidadas para hastear as bandeiras do Brasil,  do estado e do município. 

Pais de alunos, vereadores,  prefeito e vice, secretários do governo municipal, lideranças religiosas e a comunidade em geral participaram da programação. Segundo estimativa do Corpo de Bombeiros, mais de 500 pessoas estiveram presentes.

A data celebra os 200 anos de independência do Brasil, quando em 1822, Dom Pedro I proclamou a independência às margens do Rio Ipiranga.

A aluna Maria Luiza do 3o ano (uma das convidadas a hastear a bandeira), compartilhou da felicidade em participar do ato cívico. 


"É uma honra prestigiar um momento importante para todos nós,  confesso que me auto convidei por acreditar que nós devemos manter vivo o nosso amor à pátria e é muito gratificante representar o colégio com a Ana Laura e a Vitória."

Para o sargento Dalmeci, diretor cívico militar do colégio Nestor Victor dos Santos, esse dia marca uma grande conquista não só para  o Brasil, mas também para a educação.

"Desde que foi implantando o modelo militar nas escolas,  conseguimos reduzir a agressão a professores a zero.  Pais tem nos relatado que perceberam mudança no comportamento de nossos alunos no convívio da família."

O prefeito Boaventura Motta (MDB), lembrou a dificuldade do acesso à educação. 

"Recordo como era difícil frequentar as salas de aula, naquela época não tínhamos asfalto e isso era um problema em dias de chuva... é muito lindo ver todas essas escolas participando no dia de hoje, muito obrigado por terem vindo".

O presidente da câmara municipal, Raulique Farias (MDB), aproveitou a oportunidade para fazer um apelo.

"Vou quebrar o protocolo,  aproveitar que temos um público considerável e como rotariano que sou... Gente! Estamos prestes a passar por mais um desafio da poliomielite,  pais vamos vacinar as nossas crianças"

O evento contou com o apoio da Guarda Municipal e Corpo de Bombeiros.

Fonte: Costa Oeste News

Autor do post