Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Prefeitura de São Miguel discute com lideranças sobre cidade indígena

Na pauta da reunião foi proposto um consórcio que trata sobre diversos temas.

  • 14/05/2022
  • Foto(s): Costa Oeste News
  • Região
Prefeitura de São Miguel discute com lideranças sobre cidade indígena

O assessor da Superintendência Geral de Diálogo e Interação Social - SUDIS, Denis Denilto, esteve reunido na tarde de ontem (13), com lideranças da região que possuem comunidades indígenas. Na pauta da reunião foi proposto um consórcio que trate sobre os temas: trabalho, emprego e renda, saúde, educação que possa dar agilidade nas respostas que as comunidades exigem.

Quatro cidades participaram desse encontro sediado na sala de reuniões da Prefeitura Municipal de São Miguel do Iguaçu, são elas: Itaipulândia, Santa Helena e Diamante do Oeste. A iniciativa busca avançar em diversos aspectos, tornando possível a autonomia dessas comunidades indígenas, permitindo que eles participem da cadeia produtiva e impulsionando o comércio regional.

Silvano Tupã, Cacique da aldeia Ocoy, defendeu que o encontro permite compartilhar as principais dificuldades enfrentadas nas terras indígenas.

"Momentos como esse, nos ajuda a buscar soluções para o nosso povo, falamos para as autoridades os desafios da nossa comunidade. A reunião de hoje, possibilita expressar e avaliar naquilo que mais dificulta".

O prefeito João Motta, mencionou as dificuldades da comunidade em função dos índios estarem em território da Itaipu.

"Essa reunião foi um ponta pé, sabemos das limitações por eles estarem na reserva da Itaipu, acredito que eles(itaipu) podem ajudar muito mais...Nos sensibilizamos com os desafios que eles enfrentam, inclusive temos relatos de que algumas famílias passaram fome, tivemos que doar cestas básicas".

Gunar Geudes, secretário de planejamento de São Miguel, essa iniciativa vai possibilitar a autonomia das comunidades indígenas.

“Estamos buscando a interligação entre o Governo do Estado, o município juntamente com a Itaipu, juntos vamos construir um diferencial, não só para essa população, mas também criando uma questão econômica no nosso município, porque eles vão gerar renda”.


Fonte: Costa Oeste News

Autor do post