Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Expedição Costa Oeste: Produtor surpreende ao colher 100 sacas de soja por alqueire no oeste do Paraná

A região oeste do Paraná foi a mais atingida pela seca sofrendo redução na produção de 76%.

Expedição Costa Oeste: Produtor surpreende ao colher 100 sacas de soja por alqueire no oeste do Paraná

Não foi fácil, mas, encontramos uma propriedade que conseguiu colher até 100 sacas de soja por alqueire. A colheita da safra de soja 2021/22 vai ficar longe do esperado para a maioria dos agricultores. A estiagem forte castigou severamente as lavouras. Mas, encontramos em Céu Azul, seu Darci Lamperti. Ele conseguiu colher até 100 sacas por alqueire em algumas áreas de sua propriedade. 


Segundo o DERAL (Departamento de Economia Rural), vinculado à Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento do Paraná, a colheita da soja está na reta final no estado. E os resultados não são bons. A produção deve chegar a pouco mais de 11,635 milhões de toneladas do grão nesta safra (2021/22), contra quase 19,8 milhões de toneladas na colheita anterior (2020/21). Baixa de 41%. Tudo consequência da seca, algo nessa proporção que seu Darci nunca viu.

A região oeste do Paraná foi a mais atingida pela seca, sofrendo redução na produção de 76%. O que torna mais inusitado os resultados da lavoura de seu Darci, mas, se você está esperando por práticas ou manejo revolucionários, não quero te decepcionar. A diferença foi a regularidade das precipitações. 

Mas, independente do resultado, seu Darci tem muito amor pela sua terra. Tudo que está aqui é fruto de anos de trabalho e claro de fé. A mesma fé que alimenta a esperança do agricultor continuar acreditando que na próxima safra será melhor.   







Fonte: Costa Oeste News