Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Agricultura reúne agroindústrias para discutir ações visando à conquista do selo SUSAF

São Miguel do Iguaçu possui hoje cinco agroindústrias que estão encaminhando a documentação para conquistar o selo.

Agricultura reúne agroindústrias para discutir ações visando à conquista do selo SUSAF

A secretaria municipal de Agricultura de São Miguel do Iguaçu e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná (SEBRAE) reuniram na quarta-feira, 09, na sala de reuniões da cooperativa Cresol, produtores das agroindústrias do município. O objetivo foi discutir ações para a conquista do selo SUSAF (Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte), que permitirá a comercialização dos produtos em todo o estado.

O município possui hoje cinco agroindústrias que estão encaminhando a documentação para conquistar o selo. Segundo o secretário de Agricultura, Marcelo Alexandre, o próximo passo é a adequação dessas agroindústrias, documentação e planos de trabalho. “Estamos auxiliando esses agricultores no encaminhamento de toda a documentação para a Adapar (Agência de Defesa Agropecuária do Paraná), que é o órgão responsável pela emissão do selo”.

São Miguel do Iguaçu tem um grande potencial para o desenvolvimento das agroindústrias e o Governo Municipal está trabalhando para buscar o fortalecimento desse setor. “Infelizmente algumas agroindústrias fecharam devido à pandemia da Covid-19, concorrência e o custo de produção. Nossa intenção é resgatá-las e dar todo o apoio necessário para o seu desenvolvimento”, destacou o secretário.

O agricultor Airton Carvalho, que tem uma agroindústria de produção de queijos há 05 anos, disse que esse trabalho que está sendo realizado para a conquista do selo vai alavancar a venda dos produtos. “Ele vai permitir que nossos produtos possam ser vendidos livremente em qualquer parte do território paranaense. Para os consumidores será uma garantia de qualidade, com a segurança de que a produção é artesanal e respeita as boas práticas agropecuárias e sanitárias”.

O selo SUSAF é sistema que tem por objetivo promover a equivalência entre os serviços de inspeção municipais (SIM) e o estadual (Serviço de Inspeção Agroindustrial de Pequeno Porte – Siapp), harmonizando os procedimentos de registro, inspeção e fiscalização das agroindústrias de pequeno porte de origem animal do Estado.

Fonte: Assessoria Pref. SMI