Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Município de Missal decreta Situação de Emergência em razão da estiagem

Produtores rurais afetados poderão renegociar financiamentos com instituições financeiras.

Município de Missal decreta Situação de Emergência em razão da estiagem

A região Oeste, bem como o Estado do Paraná, vem enfrentando uma severa estiagem, que deverá causar inúmeros prejuízos. O próprio Governador, Ratinho Jr, ainda no dia 22 de dezembro (decreto nº 9.889) reconheceu a continuidade da situação de emergência Hídrica em todo o Estado, e no dia 30 de dezembro de 2021, (decreto nº 10.002) declarou Situação de Emergência nas áreas dos Municípios atingidos por estiagem.

Na tarde desta quinta-feira, 06 de janeiro de 2022, o prefeito em Exercício de Missal, Eugênio Schwendler (Chenho), aderiu ao decreto estadual e publicou o decreto nº 5.736, como situação de emergência em todo o Território Municipal, que tem sido afetado por uma estiagem histórica e crise hídrica.

O município leva em conta as dificuldades extremas enfrentadas pelos produtores em geral (pastagens, cultivares, criadores de suínos, bovinos, aves, produtores de leite, hortifrúti e outros), devido à escassez de chuvas e aumento da temperatura, que tem prejudicado a produção e colheita, com perda estimada de até 80% da safra.

Muitos produtores rurais, de toda cadeia produtiva primária, financiam junto às instituições bancárias a produção agropecuária e muitos não possuem o seguro agrícola e, devido à escassez de chuva e elevadas temperaturas não irão produzir o suficiente para sanar as dívidas. 

Os produtores rurais, com a publicação do decreto, poderão solicitar a prorrogação de parcelas de investimentos, bem como a renegociação de financiamentos com instituições financeiras, além de forçar as seguradoras, para quem for o caso, a pagar os custeios da safra, por exemplo.

“Toda a população de Missal depende da agricultura e estamos muito preocupados com a situação”, destaca Chenho. “Vamos fazer o possível, e o que estiver ao nosso alcance, para que estes produtores não sofram ainda mais”, continua. “A população toda está sofrendo e precisamos ainda tomar consciência de que devemos economizar água, pois a situação pode piorar ainda mais”, completa o Prefeito em Exercício.

Os órgãos e entidades do Município de Missal ficam autorizados, a partir do referido decreto, a realizarem as comunicações necessárias às ações de conscientização da população quanto à economia e uso racional da água. 


Fonte: Assessoria Missal