Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

‘Dia D’ contra a dengue será realizado neste sábado (27) em São Miguel do Iguaçu

Também será realizada a apresentação para a comunidade do correto manuseio e conservação do uso de uma cisterna, local que armazena água da chuva.

  • 25/11/2021
  • Foto(s): Assessoria SMI
  • Região
‘Dia D’ contra a dengue será realizado neste sábado (27) em São Miguel do Iguaçu

O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu, por meio da secretaria municipal de Saúde, e o Comitê Intersetorial para Controle da Dengue realizam no próximo sábado, 27 de novembro, o ‘dia D’ de combate à dengue. A ação, que segue orientação do Estado, acontecerá das 08h00 às 11h30 em uma tenda que será instalada na Rua Farroupilha. 

Durante a ação, haverá distribuição de planfetos e flyers explicativos sobre maneiras de prevenção ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor também da chikungunya, zika e febre amarela.  Também será realizada a apresentação para a comunidade do correto manuseio e conservação do uso de uma cisterna, local que armazena água da chuva.  Há muitos desses locais pela cidade, no entanto, são conservados de forma incorreta o que leva a ser criadouro do mosquito da dengue. Ainda haverá amostras de larvas do mosquito e peixes predadores.

Além desse local, haverá também a distribuição de panfletos e flyers na Rua Alfredo Chaves e nos supermercados Manain, Itaipu, Lar e Ideal.


O evento contará ainda com a participação da Associação de Senhoras dos Rotarianos (ASR), tendo em vista que a entidade vai desenvolver no ano que vem, com o apoio do Governo Municipal, o projeto “Dengue…na minha casa você não tem vez”. O trabalho vai envolver alunos dos 3º e 4º anos das 13 escolas municipais e o objetivo é diminuir a incidência do mosquito transmissor da dengue mobilizando as famílias, através das crianças. O projeto vai iniciar em fevereiro de 2022.

De acordo com o último Levantamento Rápido de Índices para Aedes Aegypti (LIRAa), realizado no mês de agosto, o município está em estado de alerta para a dengue, pois o Índice de Infestação Predial (IIP) registrado foi de 2,1%, sendo que o preconizado pelo Ministério da Saúde é de até 1%. 

Fonte: Assessoria SMI