Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Em propriedade diversificada, produtor rural prioriza soja e gado de corte fica em segundo plano

Em propriedade diversificada, produtor rural prioriza soja e gado de corte fica em segundo plano

O Expedição Costa Oeste visita uma propriedade que produz gado de corte e grãos. O que será está valendo mais a pena no momento? O Expedição Costa Oeste está em Matelândia, no oeste do Paraná. Em uma propriedade que conta com gado de corte não pode faltar aquele churrasco de lei. A ocasião não poderia ser melhor, a família Nespolo está comemorando o sucesso do plantio da soja. Mas, quando questionado sobre o que é mais vantajoso no momento, o produtor tem a resposta na ponta da língua. 

Desta forma naturalmente as lavouras recebem uma atenção maior, tendência seguida em todo o estado. Segundo o relatório do Deral, a safra de verão 2021/22 aponta área recorde para a cultura da soja, superior a  5,62 milhões de hectares, 1% a mais do que na safra passada. Porém, apesar do sucesso no plantio e na germinação o colaborador da família Nespolo, Valdecir Alban, alerta que a nova safra precisa receber chuva logo.

No outro setor da propriedade a criação de gado segue sobre os cuidados do colaborador Claudemir Alves de Medeiros. Ele monitora o rebanho com alimentação balanceada intercalada entre o cocho e o pasto.  Para garantir qualidade no bovino o produtor enfrenta os desafios de viabilidade. Com o custo alto para produzir o lucro vem diminuindo.

Ainda assim o produtor rural vem garantindo bons resultados em ambas as atividades. Crescimento e solidez com origem em uma grande parceria. Estimulo capaz de atingir a nova geração. Em breve a propriedade da família Nespolo terá seu próprio engenheiro agrônomo no comando das lavouras, o filho Leonardo Nespolo. Há, quase esqueci, lembra da chuva, ela chegou na região, e trouxe alivio para os agricultores. O produtor rural foi criado para avançar, crescer e produzir com trabalho duro, mas, sempre com alegria no coração de quem faz a diferença.    


Fonte: Costa Oeste News