Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Agentes de Endemias de São Miguel do Iguaçu iniciam capacitação de atualização

De acordo com a chefe da 9ª Regional de Saúde, Iélita Santos da Silva, três municípios do Estado estão recebendo essa capacitação, que não estava acontecendo por conta da pandemia.

  • 15/09/2021
  • Foto(s): Assessoria São Miguel do Iguaçu
  • Região
Agentes de Endemias de São Miguel do Iguaçu iniciam capacitação de atualização

Agentes Comunitários de Endemias (ACE’s) de São Miguel do Iguaçu iniciaram na manhã desta terça-feira, 14, uma capacitação de atualização com técnicos da 17ª Regional de Saúde (RS) de Londrina e da secretaria de Estado da Saúde, por intermédio da 09ª Regional de Saúde (RS) de Foz do Iguaçu. O treinamento terá duração de três dias e está acontecendo na faculdade Uniguaçu.  

Participaram da abertura da capacitação, o representante da secretária municipal de Saúde e diretor da Vigilância em Saúde, Volnei Augusto Schoninger; a chefe da 09ª RS de Foz, Iélita Santos da Silva; os técnicos da 17ª RS, Valdecir Nunes e Celso Pereira Faraum; os instrutores da divisão de Doenças Transmitidas por Vetores da Vigilância Ambiental da Secretaria de Estado da Saúde (SESA), Michele Martha Lima e Edson dos Santos; o coordenador do Programa Nacional de Controle da Dengue na 9ª RS, Sandro Goulart; o consultor do Ministério da Saúde em São Miguel do Iguaçu, Marcos Knopak de Deus, e os representantes da Uniguaçu, que cedeu o espaço para o treinamento, o diretor Administrativo, Me. Leandro Scherer, e a representante comercial, Paloma Miquelace.

Durante os três dias, os Agentes de Endemias estão recebendo orientações sobre as atividades que são realizadas no dia-a-dia, como por exemplo, como realizar as visitas nos imóveis, eliminação de criadouros do mosquito Aedes Aegypti, tratamento com larvicidas, entre outras ações no combate diário a endemias, principalmente no combate ao mosquito transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela urbana.

De acordo com a chefe da 9ª Regional de Saúde, Iélita Santos da Silva, três municípios do Estado estão recebendo essa capacitação, que não estava acontecendo por conta da pandemia. ‘Essa capacitação vem enriquecer e agregar valor em relação aos agentes. Com a pandemia tivemos praticamente um ano parado em relação às capacitações e em contrapartida continuamos tendo casos de dengue. O objetivo da capacitação é trazer para os agentes esse novo olhar. Qual a minha importância dentro do meu município e de quem forma eu posso atuar para diminuir os focos de mosquito da dengue’, destacou.

Fonte: Assessoria São Miguel do Iguaçu