Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Como reduzir os gastos com energia elétrica em casa? Eletricista dá dicas

Existem dois vilões, quando se trata de consumir grande quantidade de energia estão presentes na nossa vida e fazem parte de nossos itens de conforto. Veja quais são

  • 03/09/2021
  • Foto(s): Tatyelle Schunemann/Costa Oeste News
  • Região
Como reduzir os gastos com energia elétrica em casa? Eletricista dá dicas

Se você está usando o ar condicionado na temperatura de 18Cº, pare imediatamente. Segundo o eletricista autônomo, Claudinei Ferreira da Silva, este é um grande erro que as pessoas cometem no dia a dia. Nesta situação o equipamento vai trabalhar sem parar tentando arrefecer o ambiente desejado e mesmo assim não vai conseguir este objetivo. Por outro lado, o consumo de energia elétrica irá disparar. O ideal é tentar encontrar um equilíbrio para amenizar o calor e a conta de luz no fim do mês, afirma o profissional que já trabalhou na Copel. 


Fique ligado neste mês você já está pagando pela chamada bandeira tarifária de ‘escassez hídrica’. Isso significa na prática, que pelo consumo de 100 kWh o consumidor pagará R$ 14,20 a mais. A nova bandeira tarifária, imposta pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) entrou vigência no dia 1º de setembro de 2021 e segue até 30 de abril de 2022. Tudo isso porque o Brasil está passando por sua pior crise hídrica nos últimos 91 anos e grande parte da energia elétrica gerada é proveniente de hidrelétricas.


Mas, outros dois vilões, quando se trata de consumir grande quantidade de energia estão presentes na nossa vida e fazem parte de nossos itens de conforto. O chuveiro e ferro de passar roupas. Quanto a estes aparelhos em específico não há o que fazer de acordo com Claudinei, o único jeito é reduzir o tempo de uso. Ou seja, banho rapidinho e otimizar tarefas como passar roupas. 


Fiação é outro setor que precisa de cuidados na casa. Segundo Claudinei, a instalação precisa ser correta com bitola adequada e emendas bem feitas para evitar excesso de consumo.


Fonte: Costa Oeste News