Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Família encontra vocação na produção de hortaliça hidropônicas

As estufas e o sistemas de água corrente ajudaram as hortaliças a resistirem a quatro geadas só neste inverno.

Família encontra vocação na produção de hortaliça hidropônicas

Uma família produz hortaliças o ano todo independente da estação, inclusive as estufas resistiram a quatro geadas só neste inverno. Faz apenas cinco anos que a família Brixner iniciou a produção de hortaliças hidropônicas, técnica que não utiliza terra, apenas água no cultivo. Seu Estanilau, ou seu Delfim, como é conhecido, e sua esposa Normélia, já tentaram de tudo na vida, mas acho que agora encontram a profissão certa.

O Expedição Costa Oeste está na Comunidade de Linha Minosso, a um quilômetro da cidade de São Miguel do Iguaçu, no oeste do Paraná. Distancia estratégica para garantir as entregas de hortaliças fresquinhas. No verão a produção chega atingir o pico de sete mil pacotes por semana, no inverno a demanda cai para três mil.

O sistema de hidroponia não pode ser montado a céu aberto. A estufa precisa ter uma cobertura que permita espalhar melhor a luz do sol para todas as hortaliças. A estrutura necessita de uma plataforma com tubos, cheia de furos, é onde as verduras serão semeadas e cultivadas. O casal conta com a ajuda do filho no processo.

Desta forma a água que carrega todos os nutrientes garantem que os pontinhos verdes nas bandejas se desenvolvam. As estufas e o sistemas de água corrente ajudaram as hortaliças a resistirem a quatro geadas só neste inverno, garantindo verduras fresquinhas o ano todo.

 Seu Delfim fez várias ampliações e melhorias e contou com um impulso bem especial. Quando descobrimos nossa vocação, não pensamos em fazer   outra coisa da vida. Mas, infelizmente nem tudo é fácil, só que não.


Fonte: Costa Oeste News