Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Com temperatura negativas geadas voltam a castigar lavouras e pastagens

O único verde que é possível ser visto é das lavouras de trigo, que contrastam com atual paisagem totalmente seca.

Com temperatura negativas geadas voltam a castigar lavouras e pastagens

O Expedição Costa Oeste segue visitando as lavouras de milho afetadas pelas geadas. A paisagem que encontramos já na chegada é um indicativo de que que as geadas também castigaram o interior de Matelândia, no oeste do Paraná. O único verde que é possível ser visto é das lavouras de trigo, que contrastam com atual paisagem totalmente seca.  Nesta semana as geadas voltaram com força na região, registrando temperaturas negativas, segundo Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná).  

Voltando para Matelândia, as plantações de milho não foram poupadas, já nas primeiras geadas do ano. A família Marini projeta resultados distintos na sua propriedade. A lavoura que foi plantada mais cedo, no dia 12 de fevereiro, terá as menores perdas. 

Mas, nem tudo é culpa das geadas, a seca também atrapalho nesta temporada.  Motivo pelo qual o agricultor Réges, plantou a outra lavoura mais tarde, no dia 28 de fevereiro, e o resultado não foi bom.

Outro setor está sendo afetado na propriedade da família Marini. A produção de leite. O milho utilizado para silagem foi prejudicado e o valor nutritivo do alimento para as vacas está muito abaixo do esperado.  

A colheita está começando na região. Segundo os números preliminares do Deral (Departamento de Economia Rural), a estimativa sobre a safra 2021 no Paraná era de 15 milhões de toneladas do grão, volume que pode cair para menos de 7 milhões de toneladas. Mas, enquanto estes dados ficam em aberto à espera do resultado da colheita é possível consultar outra referência, os pedidos de seguro. De acordo com a Cresol Costa Oeste, 60% agricultores cooperados já solicitaram o Proagro. 

No dia 28 de julho foi comemorado o dia do agricultor, um dos dias mais representativos para o agronegócio brasileiro. E a palavra que pode definir este povo que não para, é perseverança.   

Fonte: Costa Oeste News