Além de ser um adoçante natural, o mel tem diversas aplicações internas e externas, e por isso pode nos ajudar a aliviar diferentes problemas sem a necessidade de recorrer a produtos químicos.
O mel de abelha é um alimento medicinal que a natureza nos oferece para uma infinidade de usos: tratar feridas, facilitar a cicatrização, hidratar a pele, lavar o cabelo, preparar xaropes, regular o intestino, etc.
Escolha bem o mel.
Nem todo mel é igual. Hoje em dia podemos encontrar muitas variedades e diferentes qualidades em qualquer supermercado, alguns a preços muito baixos.
Porém, para que conserve todas as suas propriedades medicinais, devemos escolher um mel cru, que não tenha sido submetido a altas temperaturas, o que pode ser confirmado observando se o mel está solidificado ou cristalizado.
Em casa nós mesmos podemos colocá-lo em banho-maria para que fique líquido.
Também deve ser um produto da máxima qualidade possível, natural ou ecológico, para nos assegurarmos de que não adicionaram substâncias químicas para conservá-lo.
1. Curar e cicatrizar feridas
Você se machucou ou se queimou e quer curar a ferida de forma natural e efetiva?
Se aplicar um pouco, se beneficiará de sua incrível capacidade para eliminar bactérias e micróbios, suas propriedades anti-inflamatórias e suas virtudes para estimular o sistema imunológico.
Além disso, combate a irritação, alivia a dor e favorece a cicatrização.
Basta deixar que o mel seque sobre a ferida e ir repetindo a aplicação até que melhore.
2. Máscara para a pele
?? um ingrediente natural excelente para manter a hidratação natural da pele.
Diferente dos óleos, evita que a pele fique ressecada sem dar a ela uma textura gordurosa, o que o transforma em um componente perfeito para uma máscara adequada para todo o tipo de pele: secas, mistas e oleosas.
As peles com acne também podem se beneficiar do mel, já que ele tem propriedades antibacterianas.
Basta aplicar uma camada de mel por todo o rosto e deixar agir durante meia hora. A seguir, lave com água morna.
3. Xampu natural
Quem procura por xampus totalmente naturais para lavar e cuidar do cabelo pode experimentar uma colher de sopa de mel diluído em 200 ml de água. Este xampu 100% natural nos ajuda a regular o sebo do couro cabeludo, combater a caspa, manter a hidratação do cabelo, dar brilho e suavidade.
Se quisermos usar nosso xampu habitual, podemos usar o mel como condicionador ou máscara.
4. Base para xaropes
O mel é o melhor remédio natural para a tosse, por isso é um ingrediente muito efetivo e saudável em qualquer xarope caseiro que quisermos preparar, muito mais saudável do que o açúcar.
Podemos adicionar a esse xarope cascas de limão e laranja, gengibre, canela, tomilho, etc.
5. Regulador intestinal
?? um remédio muito eficaz para o intestino, já que atua como laxante suave para favorecer a evacuação ao mesmo tempo em que nos ajuda a combater os parasitas intestinais.
Para potencializar suas virtudes devemos tomar todas as manhãs, em jejum, um copo de água quente com uma colher de sopa de mel e uma colher de sopa de vinagre de maçã sem pasteurizar.
6. Uma boa digestão
O mel de abelha é um remédio medicinal para tratar diversos problemas digestivos como a acidez ou as úlceras gástricas.
Atua regulando a secreção dos sucos gástricos, ao mesmo tempo em que exerce suas propriedades anti-inflamatórias e cicatrizantes sobre toda a mucosa digestiva.
Podemos tomar, antes do almoço, um suco de batata crua adoçado com uma colher de chá de mel. Este remédio é excelente para as úlceras e a hiperacidez.
Além disso, o mel também previne e combate as insuficiências do fígado e da vesícula biliar, por isso é um alimento muito completo para melhorar a digestão.
7. Para dormir melhor
Problemas de nervosismo ou insônia? Além de ser rico em vitaminas, minerais e ácidos graxos essenciais, contém açúcares que aumentam os níveis de insulina de forma natural e produzem serotonina.
Este hormônio está relacionado ao nosso humor e nos causa uma sensação de relaxamento.
Podemos tomar, todas as noites, uma infusão relaxante ou um copo de leite de aveia com uma colher de chá de mel.
Fonte: Melhor com saúde