Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Mel

  • 03/06/2016
  • Foto(s): Melhor com saúde
Mel
Além de ser um adoçante natural, o mel tem diversas aplicações internas e externas, e por isso pode nos ajudar a aliviar diferentes problemas sem a necessidade de recorrer a produtos químicos.

O mel de abelha é um alimento medicinal que a natureza nos oferece para uma infinidade de usos: tratar feridas, facilitar a cicatrização, hidratar a pele, lavar o cabelo, preparar xaropes, regular o intestino, etc.

Escolha bem o mel.

Nem todo mel é igual. Hoje em dia podemos encontrar muitas variedades e diferentes qualidades em qualquer supermercado, alguns a preços muito baixos.

Porém, para que conserve todas as suas propriedades medicinais, devemos escolher um mel cru, que não tenha sido submetido a altas temperaturas, o que pode ser confirmado observando se o mel está solidificado ou cristalizado.

Em casa nós mesmos podemos colocá-lo em banho-maria para que fique líquido.

Também deve ser um produto da máxima qualidade possível, natural ou ecológico, para nos assegurarmos de que não adicionaram substâncias químicas para conservá-lo.

1. Curar e cicatrizar feridas

Você se machucou ou se queimou e quer curar a ferida de forma natural e efetiva?

Se aplicar um pouco, se beneficiará de sua incrível capacidade para eliminar bactérias e micróbios, suas propriedades anti-inflamatórias e suas virtudes para estimular o sistema imunológico.

Além disso, combate a irritação, alivia a dor e favorece a cicatrização.

Basta deixar que o mel seque sobre a ferida e ir repetindo a aplicação até que melhore.

2. Máscara para a pele

?? um ingrediente natural excelente para manter a hidratação natural da pele.

Diferente dos óleos, evita que a pele fique ressecada sem dar a ela uma textura gordurosa, o que o transforma em um componente perfeito para uma máscara adequada para todo o tipo de pele: secas, mistas e oleosas.

As peles com acne também podem se beneficiar do mel, já que ele tem propriedades antibacterianas.

Basta aplicar uma camada de mel por todo o rosto e deixar agir durante meia hora. A seguir, lave com água morna.

3. Xampu natural

Quem procura por xampus totalmente naturais para lavar e cuidar do cabelo pode experimentar uma colher de sopa de mel diluído em 200 ml de água. Este xampu 100% natural nos ajuda a regular o sebo do couro cabeludo, combater a caspa, manter a hidratação do cabelo, dar brilho e suavidade.

Se quisermos usar nosso xampu habitual, podemos usar o mel como condicionador ou máscara.

4. Base para xaropes

O mel é o melhor remédio natural para a tosse, por isso é um ingrediente muito efetivo e saudável em qualquer xarope caseiro que quisermos preparar, muito mais saudável do que o açúcar.

Podemos adicionar a esse xarope cascas de limão e laranja, gengibre, canela, tomilho, etc.

5. Regulador intestinal

?? um remédio muito eficaz para o intestino, já que atua como laxante suave para favorecer a evacuação ao mesmo tempo em que nos ajuda a combater os parasitas intestinais.

Para potencializar suas virtudes devemos tomar todas as manhãs, em jejum, um copo de água quente com uma colher de sopa de mel e uma colher de sopa de vinagre de maçã sem pasteurizar.

6. Uma boa digestão

O mel de abelha é um remédio medicinal para tratar diversos problemas digestivos como a acidez ou as úlceras gástricas.
 
Atua regulando a secreção dos sucos gástricos, ao mesmo tempo em que exerce suas propriedades anti-inflamatórias e cicatrizantes sobre toda a mucosa digestiva.

Podemos tomar, antes do almoço, um suco de batata crua adoçado com uma colher de chá de mel. Este remédio é excelente para as úlceras e a hiperacidez.

Além disso, o mel também previne e combate as insuficiências do fígado e da vesícula biliar, por isso é um alimento muito completo para melhorar a digestão.

7. Para dormir melhor

Problemas de nervosismo ou insônia? Além de ser rico em vitaminas, minerais e ácidos graxos essenciais, contém açúcares que aumentam os níveis de insulina de forma natural e produzem serotonina.

Este hormônio está relacionado ao nosso humor e nos causa uma sensação de relaxamento.

Podemos tomar, todas as noites, uma infusão relaxante ou um copo de leite de aveia com uma colher de chá de mel.

Fonte: Melhor com saúde

Envie sua Notícia, vídeo, foto
(45)99102-5533