Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Juízes do Paraná vão adotar sistema do Estado para agilizar comunicação

A Corregedoria-Geral da Justiça do Tribunal de Justiça do Paraná recomendou que juízes do Estado passem a utilizar o sistema eProtocolo para comunicações aos órgãos do Poder Executivo Estadual

Juízes do Paraná vão adotar sistema do Estado para agilizar comunicação

A Corregedoria-Geral da Justiça do Tribunal de Justiça do Paraná recomendou que juízes do Estado passem a utilizar o sistema eProtocolo para comunicações aos órgãos do Poder Executivo Estadual, em razão da segurança e celeridade do sistema. O despacho, assinado pelo corregedor-geral José Aniceto, já foi encaminhado aos juízes de 1º grau do Estado.

O sistema eProtocolo, desenvolvido pela Celepar e coordenado pela Secretaria da Administração e da Previdência, já é utilizado amplamente na tramitação de processos do Estado.

O pedido de uso do eProtocolo foi feito pela OAB Paraná, por iniciativa da advogada Caroline Cavet, presidente da Comissão de Juizados Especiais da seccional. Foi considerada a intensificação da utilização do eProtocolo, em decorrência da pandemia, como canal de informatização de documentos emitidos e recebidos pelos órgãos da administração pública do Estado e, também, as dificuldades enfrentadas por advogados e partes na implementação de ordens judiciais e/ou comunicações judiciais por correios, tanto pela demora quanto pelo extravio da correspondência.

O eProtocolo é uma ferramenta que propicia a integração dos órgãos por meio de um sistema único de protocolo e arquivo que tem como objetivo agilizar e dar segurança ao serviço prestado ao usuário.

Há mais de dois anos em pleno funcionamento, o eProtocolo tem sido um grande aliado na tramitação de processos e prestação de serviços públicos durante esse período de isolamento social. Em 2020, foram mais de 78 mil novos usuários – o Estado gerou mais de 900 mil protocolos. Desse total, 92,1% foram processos digitais, 5,7% processos físicos e 2,1% físicos digitalizados. Por dia, são gerados em média 50 mil uploads de documentos. 

O Estado intensifica a implantação da digitalização do sistema desde 2019. Quando foi declarada a pandemia, o Paraná já estava preparado para interromper muitos dos atendimentos presenciais.

Qualquer pessoa pode se cadastrar no eProtocolo para iniciar demandas junto ao Governo do Estado ou para consultar o andamento de solicitações. Para cidadãos em geral é preciso fazer um cadastro no Paraná Inteligência Artificial (PIÁ). A plataforma dá acesso a serviços do governo estadual de forma ágil e personalizada.

Fonte: AEN