Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Decreto detalha medidas preventivas adotas em São Miguel do Iguaçu

A normativa determina que está proibido o atendimento de pessoas com mais de 60 anos e menores de 14 anos, em mercados, mercearias, supermercados e congêneres

  • 08/03/2021
  • Foto(s): Assessoria de Comunicação
  • Região
Decreto detalha medidas preventivas adotas em São Miguel do Iguaçu

O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu publicou no Diário Oficial Eletrônico desta segunda-feira, 08, o decreto nº 226/2021, que traz as novas medidas de enfrentamento à Covid-19 definidas em reunião emergencial do COE realizada na manhã de domingo, 07. A normativa terá vigência até às 05h00 do dia 17 de março de 2021.

A principal medida, que já foi anunciada, é a liberação de funcionamento de serviços e atividades consideradas não essenciais a partir desta segunda-feira, 08, seguindo a seguinte regulamentação:

Atividades comerciais de rua não essenciais, galerias e centros comerciais e de prestação de serviços não essenciais podem funcionar no horário das 08h00 as 18h00 de segunda a sexta-feira, e no sábado até as 12h00, com limitação de 30% de ocupação; Academias de ginástica para práticas esportivas individuais e/ou coletivas podem abrir no horário das 06h00 as 20h00, de segunda a sexta-feira, e no sábado até as 12h00, com limitação de 30% de ocupação;

Restaurantes, bares e lanchonetes e congêneres poderão ter atendimento no horário das 10h00 as 20h00 de segunda-feira a sábado, com limitação de 30% de ocupação. Após o referido horário somente delivery ou retirada no balcão, seguindo todas as medidas sanitárias preventivas. A normativa determina que está proibido o atendimento de pessoas com mais de 60 anos e menores de 14 anos, em mercados, mercearias, supermercados e congêneres.

Para o próximo domingo, dia 14 de março, está proibido o funcionamento de restaurantes, bares e lanchonetes, mercados, mercearias, padarias, conveniências e congêneres, ficando autorizado apenas o funcionamento da farmácia que estiver de plantão nesta data. Demais atividades e serviços essenciais, poderão funcionar sem qualquer limitação de horário, durante todos os dias da semana, obedecendo à limitação de 30% de ocupação.

O decreto mantém ainda a restrição provisória de circulação de pessoas em espaços e vias públicas, salvo, circulação de pessoas e veículos em razão de serviços e atividades essenciais, no período das 20h00 às 05h00, diariamente. Também está mantida a proibição de comercialização e o consumo de bebidas alcoólicas em espaços de uso público ou coletivo no período das 20h00 às 05h00, diariamente, estendendo-se a referida vedação para TODOS os estabelecimentos comerciais.

O decreto traz ainda a suspensão das seguintes atividades:

Estabelecimentos destinados ao entretenimento ou a eventos culturais, tais como casas de shows, circos, teatros, cinemas, shows ao vivo e mecânicos, e atividades correlatas;

Estabelecimentos destinados a eventos sociais e atividades correlatas em espaços fechados, tais como casas de festas, de eventos ou recepções, bem como parques infantis e temáticos;

Estabelecimentos destinados a mostras comercias, feiras de varejos, eventos técnicos, congressos, convenções, entre outros eventos de interesse profissional, técnico e/ou científico;

Casas noturnas, bailes, festas de comunidades, atividades correlatas;

Reuniões com aglomeração de pessoas, incluindo eventos, comemorações, assembleias, confraternizações, encontros familiares ou corporativos em espaços de uso público, localizados em bens públicos ou privados.

Continua mantida a determinação do uso obrigatório de máscara de proteção individual aos munícipes para circulação em vias públicas e o expediente interno, sem atendimento ao público, para o Paço Municipal, salvo, o Departamento de Tributação, Fiscalização e Cadastro; Setor de Protocolos e Sala do Empreendedor que funcionarão normalmente.

Os processos licitatórios, da modalidade presencial, com datas pré-agendadas, ocorrerão normalmente, seguindo todas as medidas sanitárias de prevenção, distanciamento e com a presença de somente um representante legal por empresa participante no certame.

 Fica autorizada, a partir de 10 de março de 2021, a retomada das aulas presenciais em escolas estaduais públicas e privadas. As escolas e CMEIs municipais deverão seguir o disposto no Decreto Municipal nº214/2021.

A Administração Municipal, através da Defesa Civil, Fiscais Sanitários e da Guarda Municipal continuará com a intensificação nos trabalhos de fiscalização e o descumprimento das medidas indicadas no decreto resultará na aplicação, cumulativa, e de forma imediata, de multa de até R$10 mil, na 1ª notificação e cassação do alvará de funcionamento do estabelecimento, independente de prévia notificação.


Fonte: Assessoria de Comunicação