Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Dez colégios de Foz e região registram casos de covid-19 em educadores

Ocorrências foram em sete estabelecimentos de ensino de Foz do Iguaçu e em três nas cidades de São Miguel do Iguaçu, Medianeira e Matelândia, que fazem parte da base territorial da APP-Sindicato/Foz

Dez colégios de Foz e região registram casos de covid-19 em educadores

Conforme levantamento preliminar, pelo menos dez colégios estaduais em Foz do Iguaçu e região tiveram incidências de covid-19 durante formação presencial, realizada nas escolas entre 11 e 19 de fevereiro. Outra instituição de ensino ainda aguarda o resultado de exame feito por profissional que apresentou sintomas da doença.

As ocorrências foram em sete estabelecimentos de ensino de Foz do Iguaçu e em três nas cidades de São Miguel do Iguaçu, Medianeira e Matelândia, que fazem parte da base territorial da APP-Sindicato/Foz. A entidade realizou o relatório conforme as informações encaminhadas pelos educadores de cada instituição.

A maior parte dessas escolas precisou ser fechada, com os educadores concluindo a semana de formação pedagógica e de capacitação de forma on-line. Em um estabelecimento, a direção manteve reunião presencial com pais e mães de estudantes e entrega de material impresso, mesmo depois da confirmação de caso de covid-19 no estabelecimento de ensino.

“As ocorrências de covid-19 entre professores e funcionários durante a semana de formação só reforça o que estamos alertando há muito tempo: não existe a menor condição de retorno às aulas presenciais”, enfatiza o diretor da APP-Sindicato/Foz, Silvio Borges. “O que nos preocupou ainda mais foi a absoluta falta de resposta dos órgãos educacionais”, completa.

Conforme o dirigente sindical, a Secretaria de Estado da Educação (Seed) e o Núcleo Regional de Educação (NRE) de Foz do Iguaçu estão sendo omissos e não explicam efetivamente à comunidade escolar os protocolos e medidas adotados. “Colégios fecharam por dois dias, outro suspendeu as atividades por uma semana, e alguns permaneceram funcionando”, denuncia.

“A semana de formação, que nem estudante tinha, só confirmou o caos que poderá tomar conta das escolas e dos serviços de saúde caso o Governo do Paraná insista na volta às aulas presenciais”, expõe Silvio. “A pandemia segue fora de controle, a covid-19 está mais grave com suas variantes, e os hospitais estão à beira do colapso. Os governantes não têm o direito de expor a vida das pessoas”, enfatiza.

Greve começa dia 1º de março

Professores e funcionários iniciarão greve por tempo indeterminado no próximo dia 1º de março, caso a gestão estadual decida manter o retorno das aulas presenciais. O movimento foi aprovado em assembleia estadual da categoria. As atividades remotas, com aulas on-line, serão mantidas pela categoria.

Os casos de covid-19 em professores e funcionários foram registrados nos seguintes colégios estaduais:

– Ayrton Senna da Silva 

– Belo Horizonte – Medianeira

– Carlos Drummond de Andrade

– Castelo Branco – Foz do Iguaçu

– Castelo Branco – São Miguel do Iguaçu

– Dom Pedro II

– Euclides da Cunha – Matelândia

– Jorge Schimmelpfeng

– Mariano Camilo Paganoto

– Pioneiros


Fonte: APP Sindicato/Foz