Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Receita Federal e BPFron retém quatro ônibus de turismo na BR-277

As abordagens foram em Céu Azul e Santa Terezinha de Itaipu.

  • 04/02/2021
  • Foto(s): Assessoria Receita Federal
  • Policial
Receita Federal e BPFron retém quatro ônibus de turismo na BR-277

Nesta quarta-feira (03/02), no âmbito da Operação Escudo e Hórus, quatro ônibus de turismo foram retidos na BR-277, dois em Céu Azul e dois em Santa Terezinha de Itaipu, por estarem carregados com mercadorias importadas de forma irregular. 

As abordagens ocorreram no final da tarde, durante fiscalizações de rotina na região. Diante da grande quantidade de mercadorias estrangeiras encontradas no interior desses veículos, caracterizando destinação comercial, os ônibus foram retidos e encaminhados para a Alfandega da Receita Federal em Foz do Iguaçu para posterior verificação minuciosa das bagagens. 

Foram encontrados grande quantidade de perfumes, bebidas, eletrônicos, roteadores e cosméticos. Vale ressaltar que, em alguns casos, os veículos de “turismo” praticam uma logística criminosa usando “laranjas” como viajantes, porém, na maioria das vezes, as mercadorias pertencem a um único dono.

Ninguém foi preso, porém serão enviadas Representações Fiscais para fins penais ao Ministério Público para apuração dos ilícitos. Estima-se que as mercadorias cheguem a R$ 600 mil.

A Receita Federal disponibiliza telefones de contato para denúncias, de forma anônima, por meio dos números (45) 9 9152-2036 e (45) 9.9134-0100.

Estas iniciativas estão inseridas no âmbito do Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF), instituído pelo Decreto nº 8.903/2016, tem como diretrizes a atuação integrada e coordenada dos órgãos de segurança e de fiscalização atuantes nas fronteiras, e como foco, o fortalecimento da prevenção, do controle, da fiscalização e da repressão aos delitos transfronteiriços, como contrabando, descaminho, tráfico de drogas, armas e medicamentos, entre outros.

Fonte: Assessoria Receita Federal