Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Expedição Costa Oeste: Casal investe em solução sustentável e inicia produção do próprio adubo

O adubo está sendo utilizado no plantio da soja que enfrenta dificuldades pelo tempo seco.

Expedição Costa Oeste: Casal investe em solução sustentável e inicia produção do próprio adubo

O Expedição Costa Oeste visita uma propriedade diversificada e sustentável que está iniciando o plantio da soja. No momento o plantio está sendo feito por etapas pela família Dorigon, no Distrito de São Jorge em São Miguel do Iguaçu, no oeste do Paraná. As condições climáticas não estão favoráveis. O tempo seco está presente e dificulta o trabalho.

A propriedade é diversificada, além da agricultura conta com a produção de leite (270 Litros diários), avicultura de postura (12 Mil aves) e suinocultura (Mil suínos). Mas, toda essa cadeia de produção gerou um problema, o que fazer com os dejetos. Foi então que surgiu uma solução sustentável. A produção de adubo. Com o biodigestor é possível produzir 2,500 quilos de adubo por semana.

A diversificação se tornou a forma mais segura de conseguir a estabilidade na renda da família nos 28 alqueires, que antes eram apenas destinados para a lavoura.

Diante de tanto trabalho a organização é fundamental para a propriedade funcionar com perfeição. Além da divisão de tarefas os Dorigon contam com dois funcionários para dar conta de tudo. Dona Luzia, esposa de seu Nivaldo, é apaixonada pelo seu setor.

 As filhas do casal reconhecem a luta dos pais e são gratas pelas conquistas. Além da diversificação os Dorigon contam união e amor de sobra para continuar prosperando!

 

Confira a matéria completa:

EXPEDIÇÃO COSTA OESTE -Nº25

Edição e Produção: Alessandro Kunhaski, Cauê Vergopolan Hanzen e Tatyelle Schunemann.

 

Confira a matéria completa:

EXPEDIÇÃO COSTA OESTE -Nº24

 

Confira a matéria completa:

EXPEDIÇÃO COSTA OESTE -Nº23

Fonte: Alessandro Kunhaski