Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Expedição Costa Oeste: Família vence dificuldades e muda de vida com produção de leite em São Miguel

Desde do inicio contavam com um objetivo e depois de muita luta conseguiram vencer.

Expedição Costa Oeste: Família vence dificuldades e muda de vida com produção de leite em São Miguel

O Expedição Costa Oeste visita a família Trevisol no Assentamento Savio em São Miguel do Iguaçu. Eles vivem da produção de leite e tem uma história de superação incrível. Desde do inicio contavam com um objetivo e depois de muita luta conseguiram vencer.

A comunidade, que conta com 20 famílias, até o final dos anos 80, era uma fazenda. Desapropriada para reforma agraria virou o lar de seu José e dona Terezinha Trevisol, que orgulhosa descreve as conquistas.

Na época eles viviam em Medianeira arrendando terrenos para trabalhar. A mudança para São Miguel trouxe esperança e muitos desafios, como morar em barracos de lona e conseguir crédito para investir na propriedade.

Depois de mais de 30 anos de trabalho o casal se encontra em melhores condições, com os filhos Sandro e Marcelo ajudando na propriedade. Passo a passo eles estão ampliando e modernizando a produção de leite, principal fonte de renda da família.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) o Paraná é o segundo maior produtor de leite do Brasil - foram mais de 4 bilhões de litros produzidos em 2018, na última pesquisa do instituto.

Este crescimento se deve a melhora das técnicas de manejo com o gado leiteiro. O que representa maior lucratividade para os produtores. Os Trevisol contam com 62 vacas em lactação produzindo diariamente mais de 1,100 litros.A família Trevisol superou todos os desafios. Mas, o barraco, que servia como casa, continua em pé, como símbolo das lutas e conquistas.

Confira a matéria na íntegra!

Edição e Produção: Alessandro Kunhaski, Cauê Vergopolan Hanzen e Tatyelle Schunemann.

Fonte: Alessandro Kunhaski