Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Empresário de Santa Terezinha com Covid-19 fala sobre sintomas em vídeo

Homem elogiou as medidas tomadas pelo prefeito de Santa Terezinha de Itaipu. O caso foi importado de Foz, por transmissão comunitária.

  • 19/04/2020
  • Foto(s): Reprodução facebook
Empresário de Santa Terezinha com Covid-19 fala sobre sintomas em vídeo

O homem de 58 anos, primeiro paciente infectado com coronavírus em Santa Terezinha de Itaipu, publicou um vídeo nas redes sociais. Ele contou como descobriu a doença e quais foram os sintomas. No vídeo, ele elogiou o prefeito de Santa Terezinha de Itaipu, Claudio Ebehard, pelas medidas tomadas para conter o vírus. Ele também defendeu o retorno ao trabalho com cautela. Veja:

Em nota emitida no fim da tarde do último sábado, 18, o Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública (COE/Covid-19), com respaldo da Secretaria Municipal de Saúde, informou o primeiro caso confirmado de coronavírus em Santa Terezinha de Itaipu.

Trata-se de um caso importando do município de Foz do Iguaçu. O empresário foi infectado a partir da transmissão comunitária, pois não teve contato com pacientes com casos confirmados ou suspeitos. Não há informações de qual forma teria sido o foco da transmissão em Foz. Ele encontra-se clinicamente estável, em isolamento domiciliar e sendo acompanhado. Três pessoas estão internadas no Hospital Municipal de Foz do Iguaçu em investigação.

A confirmação do primeiro caso foi recebida pelo prefeito Cláudio Eberhard, como um sinal de alerta. “Há mais de um mês iniciamos nossas ações e movimentos coletivos de prevenção; foram atos positivos, a população tem colaborado, mas chegou a hora de maior adesão. Todos devem se atentar para o fato de que estamos vivendo com a eminência do contágio. Com a transmissão comunitária, todo mundo é suspeito. Todos podem ser contaminados e contaminar”, ressaltou.

Em entrevista a rádio local, neste domingo, 19, o gestor falou da necessidade de intensificar os cuidados pessoais e familiares e convocou a comunidade para que não afrouxe o ritmo de isolamento e distanciamento social, use máscara sempre que precisar sair de casa e redobre os cuidados com higiene pessoal. “É de suma importância acelerar os cuidados. Estamos vivendo a realidade; o mundo real do coronavírus e os cuidados individuais são fundamentais”, alertou.

Novas medidas – Com a eminência do contágio comunitário no município, o gestor disse que estão avaliando algumas medidas, no sentido de proteção à população. “Até aqui, o comércio – que há uma semana iniciou suas atividades gradativamente, agiu e maneira positiva. Houve grande adesão das medidas, mas cabe a uma parcela da população estar mais atenta as normas de segurança e colaborar”. As novidades devem ser anunciadas no decorrer da semana.

Cuidado com o desserviço – O COE e a Secretaria Municipal de Saúde orientam que qualquer informação divulgada de forma apressada, atropelando o fluxo oficial, representa um desserviço à população, gerando instabilidade social e à saúde pública. É importante que a população fique informada por fontes oficiais, como o site e as redes sociais da prefeitura.

Fonte: Rádio Cultura Foz com Assessoria