Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Passivo do Funrural é discuto com Ministro da Economia e pode ter futuro decidido em 15 dias

Assunto foi debatido na Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA).

Passivo do Funrural é discuto com Ministro da Economia e pode ter futuro decidido em 15 dias

O ministro da Economia, Paulo Guedes, sinalizou que dará em 15 dias uma solução à questão relativa ao passivo do Fundo de Assistência do Trabalhador Rural (Funrural). O anuncio foi feito nesta terça-feira (08) em reunião com membros da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA).

Para o vice-presidente da FPA, deputado federal Sérgio Souza (MDB-PR), é necessário que o governo tome uma decisão sobre o assunto, pois os agricultores estão sendo penalizados. “Queremos uma decisão definitiva. Que o governo nos diga se há de fato uma saída para o não pagamento ou se vai apresentar outra solução de renegociação que seja viável para o produtor”, ressaltou.

Uma das soluções apresentadas na reunião foi a de incluir um dispositivo na PEC da Reforma da Tributária regularizando o passivo. “Ele levantou essa possibilidade, mas ainda não sabemos como será”, comentou o emedebista.

Sérgio Souza lembrou que o presidente Jair Bolsonaro, durante a campanha, disse que os produtores rurais não precisariam aderir ao Programa de Regularização Tributária Rural, ao qual o prazo de adesão terminava no dia 30 de dezembro de 2018. “Esses produtores que não aderiram, sob essa bandeira de campanha, estão sendo autuados, negativados e não conseguem ter acesso ao crédito. Ou seja, não podem plantar”, observou Sérgio Souza.

Funrural
Nos anos de 2010 e 2011, por duas vezes, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que o produtor rural pessoa física não deveria mais pagar o Funrural sobre a receita bruta. Em 2017, no entanto, o STF mudou de posição e passou a considerar o tributo constitucional, ou seja, admitiu a cobrança sobre a receita da comercialização da produção.

Fonte: Assessoria