Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Tablete orgânico será adotado no combate ao mosquito da dengue em São Miguel do Iguaçu

???Projeto Piloto??? será implantado após município também decretar epidemia da doença

  • 30/05/2019
  • Foto(s): Divulgação/Ilustrativa
Tablete orgânico será adotado no combate ao mosquito da dengue em São Miguel do Iguaçu

Nesta semana São Miguel do Iguaçu foi mais um dos municípios da região a decretar epidemia de dengue, ao confirmar 97 casos da doença. Para combate imediato ao Aedes Aegypti, transmissor da doença, várias ações serão desenvolvidas no município, entre elas, a adoção de um “Projeto Piloto” com a utilização do DengueTech, que é um tablete feito com uma bactéria, que ao ser dissolvido em água, se torna nocivo aos ovos e larvas do mosquito depositados no líquido, conforme explica o Secretário Municipal de Saúde, Luiz Antonio Klajn. (Ouça o áudio Luiz Klajn 1 abaixo)

Ainda de acordo com o secretário, São Miguel será o primeiro município do Paraná a utilizar o produto que já é usado em outros estados brasileiros. Segundo ele, Itaipulândia e Foz do Iguaçu também já demonstraram interesse nesse novo método de combate ao vetor. Além do DengueTech, mutirões de limpeza e monitoramento de calhas com uso de drones, estão entre as ações a serem realizadas em São Miguel.

Quanto ao fumacê, tradicionalmente utilizado em casos de epidemia, Klajn lembrou que a recomendação do Ministério da Saúde é de não utilizá-lo e, mesmo assim, não tem prazo para aquisição dos produtos por parte do Estado. (Ouça o áudio Luiz Klajn 2 abaixo)

Em relação a dengue, mais três mortes causadas pela doença foram confirmadas nesta semana no Paraná, sendo elas: em Foz do Iguaçu, Ibiporã e em Loanda. No total são 16 óbitos no Estado. Os anteriores aconteceram em Cascavel, Maringá e Londrina.

O Paraná soma 60.393 notificações de dengue, sendo que 44 municípios estão em epidemia e 40 em alerta. Os casos confirmados da doença chegam a 9.976.

Fonte: Gerson Kaiser

Envie sua Notícia, vídeo, foto
(45)9982-99557