Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Suspensão dos procedimentos demarcatórios de terras indígenas traz esperança a produtores rurais

Desembargador federal atendeu pedido da FAEP

  • 08/11/2018
  • Foto(s): adriano_cz
  • Região
Suspensão dos procedimentos demarcatórios de terras indígenas traz esperança a produtores rurais

O despacho da Fundação Nacional do Índio (Funai) que aprovava a identificação da Terra Indígena Tekohá Guasu Guavirá, de ocupação tradicional do povo Avá-Guarani, localizada em Altônia, Guaíra e Terra Roxa, está suspenso pelo Tribunal Regional Federal (TRF). Atendendo um pedido da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP), no dia 7 de novembro, o desembargador federal Cândido Alfredo S. Leal Jr, suspendeu os procedimentos demarcatórios de terras indígenas nos municípios, até que seja definitivamente julgada a ação ajuizada pela FAEP para discutir a legalidade do processo de demarcação.


O desembargador suspendeu ainda, o prazo de 90 dias concedido aos interessados por meio do Despacho número 2, publicado no Diário Oficial da união, em 15 de outubro de 2018, até o julgamento das apelações.

Anderson Bento Maria presidente da Amop e prefeito de Maripá, ficou feliz com a suspensão da demarcação e destacou a importância da união das pessoas que defendem a classe do agricultor e do agronegócio. (áudio Anderson abaixo)


O prefeito de Guaíra, Heraldo Trento, parabenizou a iniciativa da FAEP, mas pediu para que os produtores relacionados no estudo realizado pela Funai, mantenham a preparação da defesa administrativa junto ao órgão. (áudio Heraldo abaixo)

O Despacho Nº 2, de setembro de 2018, apresentava o resultado de um estudo coordenado pela antropóloga Marina Vanzolini Figueiredo que identificou uma área de aproximadamente 24 mil hectares, dividida em duas glebas e áreas de ilhas que poderiam abrigar uma população indígena estimada em 1.360 pessoas (os dados são de 2013). Porém, nesta área estão 172 propriedades rurais legalizadas e produtivas.

Fonte: Enio Manoel