Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Itaipu e PTI fortalecem projetos de gestão pública no País, afirma ministro Gilberto Kassab

  • 06/11/2018
  • Foto(s): Assessoria
  • Região
Itaipu e PTI fortalecem projetos de gestão pública no País, afirma ministro Gilberto Kassab

Um acordo firmado entre o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e o Parque Tecnológico Itaipu (PTI), com o apoio da Itaipu Binacional, vai garantir a melhoria da gestão das contas públicas nos municípios brasileiros. É o que acredita o ministro do MCTIC, Gilberto Kassab, que participou da solenidade de assinatura do acordo de cooperação, na tarde desta terça-feira (6), no Centro Executivo da Itaipu, em Foz do Iguaçu (PR). O acordo prevê a distribuição de um software de gestão das contas públicas, desenvolvido no PTI, para os municípios brasileiros.

“Queremos aproveitar a capacidade de investimentos da Itaipu e o desenvolvimento de sistemas do PTI para melhorar a gestão não somente nos municípios da região Oeste do Paraná, mas de todo o País”, afirmou Kassab. “A consolidação desta parceria é um passo importante para outros acordos que vão ajudar a gestão dos recursos públicos”, concluiu.

A assinatura do protocolo foi feita entre o ministério e o PTI e teve a Itaipu Binacional como testemunha institucional. Além do ministro, participaram da solenidade o diretor-geral brasileiro de Itaipu, Marcos Stamm; o diretor-superintendente do PTI, Jorge Calado, o diretor de Inclusão Digital do MCTIC, Américo Tristão, entre outras autoridades.

Para Marcos Stamm, a assinatura do acordo mostra o empenho de Itaipu em ajudar a levar a inclusão digital à sociedade, além de melhorar controle das contas públicas. Em suas boas-vindas, Stamm lembrou que a solenidade é o primeiro ato público de Itaipu após as eleições, período em que as empresas públicas ficam impedidas de fazer publicidade de suas ações.

De acordo com Jorge Calado, a assinatura do acordo é histórica em relação à inclusão digital “por unir forças como o PTI, a Itaipu e o ministério”. “O PTI tem a missão de promover a inovação e a tecnologia e é uma ferramenta de Itaipu no processo de desenvolvimento regional”, afirmou. “Quando este modelo for homologado e certificado, ele estará disponível a qualquer município que quiser aplicá-lo na gestão pública.”

Sistema de gestão

Desenvolvido desde novembro do ano passado pela área de Tecnologia da Informação e Comunicação do PTI, o software “Gestão Publica Livre” dá transparência às contas públicas ao facilitar o acesso às informações pelos cidadãos, pelo Ministério Público (MP) e pelo Tribunal de Contas (TC). Um protótipo do software será aplicado em Foz do Iguaçu, a partir de janeiro de 2019, para gerir as contas de três órgãos: Prefeitura, Câmara Legislativa e Hospital Municipal. Depois da fase de protótipo, o software será homologado e sua implantação estará disponível em 2020.

Inicialmente, o PTI vai deixar disponíveis 500 contas que podem ser aplicadas em prefeituras, câmaras e outros órgãos municipais. O objetivo é garantir que as informações de gestão pública cheguem de forma rápida ao MP, ao TC e aos cidadãos. O armazenamento dos dados será feito no próprio PTI, com segurança cibernética.

“Não existe combate à corrupção sem transparência. O software dá garantia técnica a esta transparência”, resume o gerente de TI do PTI, Carlos Araújo. De acordo com ele, o sistema é uma tecnologia gratuita que livra as prefeituras dos softwares pagos de gestão.

Segundo Américo Tristão, o MCTIC vai usar a sua força institucional para replicar o projeto em todo o País. “O Programa Cidades Inteligentes tem um esforço concentrado na melhoria das gestões públicas”, afirmou. “Este software desenvolvido pelo PTI será uma ferramenta importante nesta melhoria.”

Fonte: Assessoria