Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Incubadora do PTI produz fertilizante sustentável que melhora produtividade

  • 01/10/2018
  • Foto(s): Assessoria
  • Região
Incubadora do PTI produz fertilizante sustentável que melhora produtividade

O desafio era produzir um fertilizante sustentável com garantia de alta produtividade e melhoria da qualidade do solo. E o mais importante: sem agredir o meio ambiente. Foi o que a Embio, empresa de Marechal Cândido Rondon, incubada no Parque Tecnológico Itaipu (PTI) conseguiu fazer com sucesso.

Os empreendedores resolveram apostar em um produto diferenciado para atender o agronegócio e, há pouco mais de um ano, comercializam o Embio FL1300, um tipo de fertilizante orgânico capaz de estimular o enraizamento das plantas e garantir mais nutrientes para o solo.

O produto é líquido e vendido para agricultores da região e de outros Estados, como Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul - líderes em produção agrícola no país.

O processo de incubação na unidade da Incubadora do PTI em Marechal Cândido Rondon, desde 2017, contribuiu para que a empresa se consolidasse nesses mercados e alcançasse mais público de venda no período.

“Ter a marca PTI em nossas relações comerciais estabelece mais confiança e credibilidade para nossa empresa e produto”, diz a responsável técnica da Embio, Patricia Schumacher.

Ela explica: “Ganhamos mais visibilidade depois que entramos para o processo de incubação e recebemos todo apoio e acompanhamento de gestão, o que tem nos ajudado a crescer cada vez mais”.

O produto


A principal característica do fertilizante é que ele é desenvolvido para o equilíbrio do solo e, por isso, a recomendação para os produtores é utilizar o produto antes do plantio ou no período de planta baixa, garantindo assim melhor produtividade.

Para o uso do fertilizante orgânico da Embio, geralmente, segundo a técnica, são investidos em torno de R$ 150 por alqueire plantado. O resultado é de 10% no aumento da produtividade final.

O Embio FL1300 começou a ser desenvolvido pela empresa há pouco mais de cinco anos. Durante o processo, a fórmula foi sendo aprimorada, com base em testes em algumas propriedades do Paraná.

Após a entrada para a incubação do PTI, a empresa ganhou força de mercado e passou a vender o fertilizante como produto regulamentado e registrado.

“Temos um cliente produtor que há cinco safras vem utilizando o nosso fertilizante para preparar o solo e, a cada safra, melhora a sua produtividade sem estagnar, o que demostra a eficiência do produto”, destaca Patrícia.
Para o diretor superintendente do Parque Tecnológico Itaipu, Jorge Augusto Callado, o apoio aos novos negócios fomenta um importante compromisso do parque em promover o desenvolvimento das comunidades. “Estaremos em constante apoio aos ecossistemas de inovação que atendam à nossa vocação regional”.

Expectativas
Para 2019, a previsão da empresa é superar as vendas deste ano. Como meta, a intenção é crescer pelo menos 50% ao ano pelos próximos cinco anos. “Além do fertilizante, já estamos desenvolvendo três novos produtos ainda em fase de testes e de registros, mas que para o ano que vem pretendemos lançar no mercado”, ressalta uma das responsáveis da Embio, concluindo que este tem sido um bom momento na área de negócios sustentáveis.

A Incubadora
A Incubadora Santos Dumont, parte do Programa de Desenvolvimento de Negócios do PTI, possui sede no Parque Tecnológico Itaipu e conta com duas filiais, uma na Uniamérica, em Foz do Iguaçu, para projetos específicos de alunos da faculdade, e outra em Marechal Cândido Rondon.

De 2006 até 2017, foram lançados 11 editais para incubação. Neste período, 56 empresas passaram pela Incubadora do Parque, gerando um faturamento de aproximadamente R$ 50 milhões.

Fonte: Assessoria