Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Santa Terezinha de Itaipu passa a integrar a RedeSim

  • 20/09/2018
  • Foto(s): Assessoria
Santa Terezinha de Itaipu passa a integrar a RedeSim

O município de Santa Terezinha de Itaipu aderiu à RedeSim (Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios), que permite ao cidadão abrir ou regularizar o seu negócio de forma simplificada e sem burocracia.

No Paraná, os empresários podem acessar o sistema da Redesim através do site Empresa Fácil, do Governo do Estado. A ferramenta faz a integração dos dados cadastrais da Administração Pública e da Junta Comercial, no processo de abertura, alteração e baixa de empresas e as disponibiliza na internet.

Na prática, significa dizer que os órgãos responsáveis pelo registro e legalização das empresas atuarão de forma integrada, permitindo a realização de todo o processo por meio de entrada única de dados na internet. Haverá, também, a possibilidade de emissão de alvarás de funcionamento provisório de até 60 dias, tempo hábil para a empresa seja regularizada totalmente.

"O empresário que quer abrir uma empresa, acessa o sistema, cadastra a sua empresa e já dá entrada a todos os órgãos, ele não precisa se deslocar até as unidades necessárias, o programa faz todo o processo de maneira única, tudo online", explica Jean Fernando Sassi, diretor do Departamento de Receita e Cadastro Técnico Urbano da Prefeitura.

Com o novo sistema, o tempo de espera também vai diminuir consideravelmente e todas as taxas e comprovantes de pagamentos poderão ser enviados de maneira online. 'Isso vai acelerar e otimizar todo o processo para a análise dos fiscais fazendários. Desta forma será possível reduzir o prazo para a emissão do alvará definitivo da empresa. Hoje o prazo de emissão da anuência do planejamento é de até 15 dias, e com a Redesim o prazo será de apenas 2 dias', finaliza.

ALVARÁ DE CONSTRUÇÃO
Na onda da desburocratização, o Município de Santa Terezinha de Itaipu implantou o 'Alvará de Construção Simplificado' que diminuirá o tempo de tramitação dos processos pela metade.

Segundo o Diretor de Planejamento, Patrick Maas, a desburocratização consiste na unificação dos trâmites dos processos de consulta prévia, emissão das taxas e expedição do alvará de construção através de um único protocolo. 'Agilizando desta forma toda a tramitação de documentos, autorizando o início das obras que são de grande importância para a economia do município', destacou Maas.

O presidente da Acisti (Associação Comercial e Industrial de Santa Terezinha de Itaipu), Adilso Wettermann, relatou que o Município entende a necessidade de facilitar a vida do empreendedor.

'Essa era uma reivindicação dos empresários e contadores, e após reuniões, fomos muito bem atendidos pela Administração Municipal e, felizmente o município passou a integrar o sistema que vai facilitar para todo mundo. Isso vai motivar as pessoas a saírem da ilegalidade e certamente chamará a atenção de empresários de outras regiões que queiram investir em Santa Terezinha de Itaipu', explicou.

Fonte: Assessoria