Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Rádio Itaipulândia 92,3 FM

92,3 FM

Rádio Itaipulândia

Veja todas as Rádios

Paraná tem retomada das agroindústrias e comboios de carga geral

  • 31/05/2018
  • Foto(s): AEN
Paraná tem retomada das agroindústrias e comboios de carga geral

Os frigoríficos e armazenadoras de grãos do Paraná começaram a retomar as atividades na quarta-feira (30). Entre eles estão todos os nove frigoríficos de frango das cooperativas agropecuárias, três de suínos, dois de peixes, cinco laticínios, além de armazenadoras de grãos. A informação foi confirmada à governadora Cida Borghetti pelo presidente do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar), José Roberto Ricken em reunião com o G7 no Palácio Iguaçu.

Ricken afirmou que a retomada das atividades é resultado da articulação do Governo do Estado para o desbloqueio das rodovias do Paraná, que começou na quinta-feira, dia 24.

O presidente da Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Paraná (Fetranspar), Sérgio Malucelli, disse que também nesta quarta-feira começou o deslocamento de comboios de cargas gerais. São 140 caminhões trafegando nas rodovias do Estado – o maior número de veículos com carga geral do Brasil. “A atuação das forças policiais do Governo do Estado é um exemplo para o País”, declarou Malucelli.

DIÁLOGO E PRESENÇA - "Hoje amanhecemos com uma realidade diferenciada no Estado. Até agora não tivemos nenhuma situação de agressão e agressividade. O diálogo e a presença permanente do Governo do Estado, nos últimos dez dias, trazem bons resultados", afirmou a governadora.

O presidente da Ocepar afirmou que as medidas adotadas pelo Governo do Estado foram decisivas para as operações industriais das cooperativas retomarem suas atividades. “Com a segurança que o Estado passou em cada ação, fizemos um apelo para que as cooperativas voltassem a funcionar. Nossa preocupação é que a população seja abastecida, e o apoio do Governo foi decisivo para a nossa decisão”, disse.

INTERIOR PARA A CAPITAL - De acordo com Ricken, somente de uma cooperativa há cem caminhões carregados de alimentos vindo do Interior à capital. Também há comboio escoltado pela Polícia Militar com carregamento de carne e leite. “Sem radicalismos e com tranquilidade o abastecimento está sendo retomado”, afirmou.

DESBLOQUEIO - Nesta manhã, a governadora determinou o apoio das forças de segurança do Estado para a desbloqueio das cargas. “A força policial está nas ruas para garantir a segurança nas estradas do Paraná e retomar o abastecimento do Estado”, informou a governadora.

O comandante do exército na região Sul, general Antonio Miotto, confirmou apoio para a segurança. “A governadora pode contar com o exército em qualquer lugar do Paraná, ninguém vai negar um pedido do Estado”, afirmou.

PRESENÇAS - Participaram da reunião os presidentes das federações das Indústrias do Paraná (Fiep), Edson Campagnolo; da Agricultura (Faep), Ágide Meneguette; e da Associação Comercial do Paraná (ACP), Gláucio Geara; os deputados estaduais Pedro Lupion e José Schiavinato e os secretários estaduais Julio Reis (Segurança Púbica), Abelardo Lupion (Infraestrutura e Logística) e Alexandre Teixeira (Comunicação Social), o assessor especial da Governadoria, coronel Adilson Castilh; o chefe a Casa Militar, coronel Maurício Tortato, e a comandante-geral da Polícia Militar, coronel Audilene da Rosa.

Fonte: AEN

Envie sua Notícia, vídeo, foto
(45)9982-99557