Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Prazo para fazer Cadastro Ambiental Rural termina no dia 5 de maio

O produtor precisa declarar a localização georreferenciada das áreas de preservação permanente, de reserva legal e de uso restrito

Prazo para fazer Cadastro Ambiental Rural termina no dia 5 de maio

O prazo para registrar os imóveis rurais no Cadastro Ambiental Rural (CAR) termina em 5 de maio. O objetivo do cadastramento é regularizar as informações ambientais das propriedades.

O produtor precisa declarar a localização georreferenciada das áreas de preservação permanente, de reserva legal e de uso restrito. 

No Paraná, de acordo com Instituto Ambiental do Paraná (IAP), metade dos agricultores ainda não fizeram a declaração. Ao todo, devem ser 15 milhões de hectares cadastrados. 

No primeiro momento, o agricultor só deve se preocupar com os documentos que devem ser enviados. Isto porque, por enquanto, não será exigida nenhuma adequação na propriedade.

"O primeiro passo é levantar a documentação, matrícula, mapas da propriedade. Tudo de informação que vai ajudar o cadastro. Com isso em mãos, um profissional vai entrar com imagens em satélites do local e começar a ver o que o produtor tem de vegetação nativa, o que tem de rio, área de uso. E a partir daí começa o cadastro ambiental da propriedade"; explica a agrônoma Mary Silva Ferro. 

A agricultora Ana Beatriz da Costa Ribeiro procurou um profissional e fez o cadastro rapidamente. "A gente sabe que além de estar regularizada com a situação ambiental que é necessário estar, isto pode implicar em várias coisas para o trabalho na propriedade", diz a produtora. 

 

Além de possibilitar o planejamento ambiental e até econômico da propriedade, a inscrição no CAR é um pré-requisito para acesso à emissão de cotas de reserva ambiental e aos benefícios dos programas de regularização ambiental. 

Fonte: g1