Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Simulador 3D de anatomia garante autorização do MEC para sete novos cursos de medicina

Tecnologia desenvolvida pela startup brasileira elimina sacrifício animal e substitui uso de cadáveres em salas de aula

Simulador 3D de anatomia garante autorização do MEC para sete novos cursos de medicina

Os novos cursos de medicina no Brasil vão iniciar o ano letivo com tecnologia de simulação anatômica que elimina ou diminui o sacrifício animal e o uso de cadáveres em salas de aula.

Sete dos 11 cursos de formação médica autorizados recentemente pelo Ministério da Educação (MEC) terão em sua estrutura plataformas digitais de dissecação virtual e estudos anatômicos, desenvolvidas pela startup brasileira Csanmek, especializada em sistemas para o mercado educacional.

A Plataforma Multidisciplinar 3D têm sido de grande ajuda para uma melhor avaliação do MEC para esses cursos de medicina, como é o caso de cinco unidades da Univove na Grande São Paulo, da Faculdade Integrado de Campo Mourão, no Paraná, e a Faculdade Claretiano, em Rio Claro(SP), que apostaram, sobretudo, na estrutura de aulas digitais para o estudo da anatomia humana.

O equipamento, utilizado atualmente em 30 cursos de medicina humana e veterinária no Brasil, funciona como uma mesa que exibe modelos tridimensionais altamente detalhados da anatomia humana, com mais de 5 mil estruturas anatômicas idênticas, incluindo todos os órgãos e sistemas do corpo masculino e feminino.

Com a tecnologia, é possivel realizar movimentos fisiológicos e movimentar cada parte do corpo humano de forma isolada, permitindo acesso total a cada estrutura do corpo humano.

Os 11 cursos de medicina vão ofertar 710 novas vagas, de um total de 2.305 que ainda devem ser abertas em todo o País, distribuídas em cidades do Paraná, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo.

Segundo o fundador da Csanmek, Claudio Santana, a implantação da tecnologia de estudos digitais anatômicos foi um grande diferencial para ajudar a viabilizar a autorização do MEC.

“A nossa equipe fez, inclusive, vários treinamentos a apresentações durante todo esse processo de autorização”, comenta Santana.

“Apesar de ser um equipamento para educação, a plataforma 3D também é utilizada por médicos e profissionais da saúde no dia a dia, para melhorar o aprendizado e compreensão das estruturas anatômicas reais e modeladas", conclui.

Fonte: Assessoria de Imprensa