Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Coleta Seletiva de Santa Terezinha de Itaipu está entre as melhores experiências em resíduos sólidos do Brasil

A campanha ???Nem Tudo é Lixo, Pense, Separe, Recicle e Coopere??? ganhou destaque do Ministério do Meio Ambiente

  • 23/08/2017
  • Foto(s): Decom STI
Coleta Seletiva de Santa Terezinha de Itaipu está entre as melhores experiências em resíduos sólidos do Brasil

O Programa de Coleta Seletiva do município de Santa Terezinha de Itaipu segue atraindo a atenção e sendo exemplo para equipes de diferentes prefeituras, seja do Paraná, Brasil ou, até mesmo do exterior.

Recentemente, a campanha “Nem Tudo é Lixo, Pense, Separe, Recicle e Coopere” ganhou destaque do Ministério do Meio Ambiente, ficando entre as melhores experiências em resíduos sólidos do Brasil.

Mais de 150 experiências sobre educação ambiental e comunicação social com resíduos sólidos estão disponíveis na plataforma virtual EducaRES.

A ferramenta digital tem como objetivo a divulgação de ações que contribuem para o enfrentamento dos desafios da implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) proporcionando aos gestores, catadores de material reciclável e cidadãos em geral, a oportunidade de buscar boas iniciativas de todas as regiões do País.

De acordo com o diretor da secretaria de Agropecuária e Meio Ambiente de Santa Terezinha de Itaipu, Paulo Henrique Squinzani, é gratificante estar entre os melhores do País.

“Fazer parte das ações que foram selecionadas e são referência no Brasil é gratificante, pois mostra o comprometimento de todos os envolvidos nesse projeto, que veio para consolidar ainda mais os excelentes resultados obtidos pela Coleta Seletiva do nosso município”, ressalta.

Seleção das melhores experiências

Em 2014, o Ministério do Meio Ambiente (MMA) lançou um edital público que selecionou 84 ações de referência. Foram escolhidas até 30 experiências de cada segmento (sociedade civil, poder público e setor privado).

As práticas selecionadas foram reconhecidas como “Práticas de Referência EducaRES”. Entre os critérios de seleção estavam a continuidade nos processos de educação ambiental ou de comunicação, caráter inovador, condições de replicabilidade, gestão integrada, coerência entre princípios e ações, abrangência territorial.

A plataforma faz parte da Estratégia Nacional de Educação Ambiental e Comunicação Social para a Gestão de Resíduos Sólidos e é Coordenada pelo Departamento de Educação Ambiental, da Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental (SAIC).

A iniciativa está de acordo com a Lei da Política de Resíduos (12.305/2010), que procura fortalecer as ações educativas e de comunicação voltadas para a necessária mudança cultural em relação à produção, o consumo e a destinação de resíduos.

As melhores experiências estão disponíveis no site da plataforma: http://educares.mma.gov.br/index.php/main.

Fonte: Decom STI