Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Operação da PF cumpre mandados em desdobramento da Lava Jato no RS

Ainda foram autorizados pela Justiça Federal o sequestro de bens e o quebra do sigilo dos investigados

Operação da PF cumpre mandados em desdobramento da Lava Jato no RS

A Polícia Federal cumpre na manhã desta quarta-feira (16) cinco mandados de busca e apreensão em uma operação de combate a crimes de lavagem de capitais, evasão de divisas, crimes contra o sistema financeiro nacional e corrupção.

A ação é o primeiro desdobramento da Operação Lava Jato no Rio Grande do Sul.

Em território gaúcho, os mandados estão sendo cumpridos nas cidades de Porto Alegre, Canoas e Glorinha, as duas últimas na Região Metropolitana da capital.

Também é cumprida uma ordem judicial de busca em Brasília, autorizado pela Justiça gaúcha.

Ainda foram autorizados pela Justiça Federal o sequestro de bens e o quebra do sigilo dos investigados. Mais de 50 policiais participam da operação, que ganhou o nome de Étimo.

A investigação é um desdobramento de uma operação realizada em março de 2016, quando foram cumpridos 108 mandados de busca.

Com base nos dados obtidos, a PF conseguiu aprofundar as investigações sobre esquema envolvendo a lavagem de dinheiro por meio de entidade associativa ligada a grandes empreiteiras. Na época, um empresário foi preso em Porto Alegre.

A entidade recebia das empreiteiras um percentual do valor de obras públicas realizadas no Rio Grande do Sul.

Contratos de assessoria entre a entidade associativa e empresas de fachada eram utilizados para dar aparência de legalidade às operações financeiras de retirada de valores dessa entidade.

A movimentação ilegal desses recursos, no Brasil e no exterior, sua origem e sua destinação, são objeto de investigação pela operação desta quarta-feira.

Fonte: G1