O Governo do Paraná decretou nesta quinta-feira (10) situação de emergência em Guaratuba e Matinhos, no litoral do estado, por causa dos estragos causados por uma ressaca no fim de outubro.
Com a decretação da emergência, a Defesa Civil vai ajudar as prefeituras a elaborarem um plano de trabalho que, segundo o governo estadual, abrirá acesso a recursos da União.
O governador Beto Richa (PSDB) também decretou situação de emergência para Pérola, no noroeste, que foi atingida por uma enxurrada.
Estragos
De acordo com o governo estadual, em Matinhos, a ressaca destruiu parte do calçadão e de ruas em quatro quilômetros da orla do município ??? do Balnerário Flamingo até a Praia Grande e na região do Pico de Matinhos.
Outras cidades litorâneas também foram antigidas pela ressaca, como Guaraqueçaba e Paranaguá, incluindo a Ilha do Mel, pertencente a este último município.
Seis postos salva-vidas foram destruídos em Matinhos, Guaratuba e na Ilha do Mel. A ressaca ainda arrancou a passarela e o flutuante da Base Náutica de Busca e Salvamento do Corpo de Bombeiros em Guaratuba.
Poços de captação de água foram contaminados com água salgada na ilha das Peças, que fica na Baía de Guaraqueçaba. O governo estadual informou que água potável foi distribuída aos moradores da ilha durante esta semana.
Fonte: G1