106,5 FM
Rádio Costa Oeste
A cidade de São Miguel do Iguaçu, no Oeste do Paraná, realiza em julho a primeira edição oficial do Dia Municipal do Associativismo, instituído por legislação local. O evento, agendado para o período entre 13 e 17 de julho, pretende reunir parte expressiva das mais de 400 empresas integradas à Associação Comercial e Empresarial do município (ACISMI) para debater fomento econômico e novas conexões comerciais.
A data escolhida, 15 de julho, remete à criação da primeira associação comercial do país, em 1811. Em entrevista ao Costa Oeste News, a secretária executiva da ACISMI, Kátia Vanessa, detalhou que o objetivo central da iniciativa é criar canais diretos de negociação entre micro, pequenas e médias empresas da região, eliminando intermediários.
"No dia 15, os empresários inscritos participarão de uma rodada de negócios focada em networking e novos contratos. A nossa intenção é demonstrar a força da representatividade empresarial na prática, inclusive atraindo novos membros que queiram se formalizar e usufruir de convênios", explicou a secretária.
Parceria comercial reduz custos em saúde empresarial
Como parte do pacote de atrativos econômicos da semana comemorativa, o setor privado local fechou acordos de intercooperação. A Unimed Oeste do Paraná, que gerencia a carteira de saúde suplementar em 12 municípios da região, confirmou uma política de descontos temporária para aliviar os custos operacionais das empresas paranaenses.
De acordo com o supervisor comercial da Unimed na região, Braz Roberto, contratos empresariais fechados via associação comercial entre 1º e 25 de julho terão redução de 25% no valor das três primeiras parcelas. "Trata-se de um modelo de coparticipação sobre tabelas de referência que reduz o custo final para o empresário e permite que o microempreendedor estenda o acesso à saúde para colaboradores e dependentes", pontuou Braz Roberto. O executivo relembrou ainda os prazos de carência padrão da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que variam de 30 dias para exames básicos a 300 dias para partos.
Agenda regulatória e inteligência emocional
O encerramento da semana, no dia 17 de julho, será dedicado à conformidade regulatória trabalhista. Uma palestra gratuita conduzida em parceria com a empresa Colabore Saúde Ocupacional abordará inteligência emocional e habilidades interpessoais.
O treinamento foi desenhado especificamente para ajudar os estabelecimentos comerciais locais a cumprirem as exigências da NR1, a norma do governo federal que rege o Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) nas empresas. Segundo a organização, o engajamento do comércio em datas comemorativas anteriores, como as campanhas de São João e Dia dos Namorados, sinaliza um cenário de recuperação e aquecimento nas vendas no varejo regional para o terceiro trimestre.
Fonte: Costa Oeste News