Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Rádio Itaipulândia 92,3 FM

92,3 FM

Rádio Itaipulândia

Veja todas as Rádios

Missal celebra a cultura germânica com a abertura da 23ª Deutsches Fest

Evento reuniu grande público e autoridades na última sexta-feira (10); Eluise Lenz foi coroada a nova Rainha da festividade.

  • 11/04/2026
  • Foto(s): Assessoria
  • Região
Missal celebra a cultura germânica com a abertura da 23ª Deutsches Fest

O município de Missal deu início, na última sexta-feira (10), à 23ª Deutsches Fest, a maior festa alemã do Oeste do Paraná. Com o centro de eventos lotado, a noite de abertura foi marcada pela preservação das tradições germânicas, gastronomia típica e a aguardada escolha da nova realeza para o período 2026/2027.

Escolha da Realeza e Sucesso de Público

Um dos momentos mais marcantes da noite foi o concurso que elegeu a nova corte da festa. Eluise Lenz foi coroada Rainha da 23ª Deutsches Fest. O título de 1ª Princesa foi entregue a Alana Horn, enquanto Letícia Siepmann foi eleita a 2ª Princesa do evento.

O assessor Rodrigo Jung destacou que a casa cheia é o reflexo de um trabalho intenso de divulgação e do orgulho que a população sente em manter viva a cultura herdada dos pioneiros. "Perceber que a casa está cheia traz a sensação de dever cumprido por elevar a cultura alemã e o nome de Missal", afirmou Jung.

Gastronomia e Tradição

O prefeito de Missal, Adilto Ferrari, destacou o papel estratégico do evento para a economia local e para a identidade do município. Segundo o prefeito, a festa vai muito além do consumo de chope, sendo uma vitrine para a agricultura familiar e as agroindústrias da região.

"A cultura representa muito para Missal. Aqui se vê a gastronomia e o que há de melhor na agricultura familiar e nas nossas agroindústrias", pontuou o prefeito Ferrari. Ele também convidou a região para aproveitar a programação que se estende até domingo, reforçando que "todos os caminhos levam ao centro de eventos de Missal".

Programação

A festa continua com o tradicional desfile de carros alegóricos, apresentações de grupos folclóricos e bandas típicas, garantindo que a herança dos imigrantes alemães continue sendo celebrada com alegria e integração entre as famílias da região Oeste.

Fonte: Costa Oeste News

Autor do post