106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Em alusão ao Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março, o Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e em parceria com a Itaipu Binacional, está desenvolvendo uma série de ações voltadas às crianças e à comunidade em geral, reforçando a importância da preservação dos recursos hídricos.
Por meio do projeto “Um Rio Passa Por Aqui”, a iniciativa busca conscientizar a população sobre o descarte correto de resíduos, destacando que o lixo jogado nas ruas é levado pelas águas da chuva até os bueiros (bocas de lobo) e, consequentemente, aos rios e córregos, contribuindo para a poluição e até mesmo para a ocorrência de enchentes.
Dentro dessa proposta, estão sendo pintados 11 bueiros em diferentes pontos do município com a frase “Um rio passa por aqui”, criando um alerta visual sobre o destino da água e dos resíduos descartados de forma inadequada. “Por meio de uma abordagem artística queremos sensibilizar toda a comunidade sobre esse tema tão importante”, ressaltou o diretor de Arborização da Secretaria de Meio Ambiente, Andryws Rafael Gois.
Um dos Centros Municipais de Educação Infantil contemplados pela ação é o CMEI Soeli Manente, onde foram pintados dois bueiros. “As crianças têm a capacidade de influenciar seus pais e a comunidade em geral, por isso essa ação com elas tende a gerar resultados a longo prazo”, destacou a diretora, Fernanda Dutra Santos.
De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Claudinei de Almeida, o foco da programação está na formação de consciência desde a infância. “A proposta é fazer com que as crianças compreendam, desde cedo, a importância de preservar e cuidar da água”, enfatizou.
Projeto ‘Um Rio Passa Por Aqui’:
O projeto “Um Rio Passa por Aqui” é uma iniciativa de educação ambiental desenvolvida pela Itaipu Binacional, em parceria com municípios do Oeste do Paraná e Mato Grosso do Sul, com o objetivo de conscientizar sobre a relação direta entre os bueiros e os cursos d’água.
A proposta envolve a participação de alunos na pintura artística de bueiros, utilizando frases e elementos visuais, como peixes e rios, para gerar impacto e reflexão na comunidade. A mensagem central é clara: o lixo descartado nas ruas é levado pela chuva, passa pelos bueiros e chega aos rios.
Realizado por meio do Convênio Linha Ecológica com municípios lindeiros, o projeto tem como público-alvo escolas municipais e a comunidade local, buscando transformar a percepção coletiva sobre o cuidado com o meio ambiente.
O objetivo é reforçar que a conservação dos recursos naturais começa com atitudes simples no dia a dia, como o descarte correto de resíduos nas vias públicas.
Fonte: Assessoria