106,5 FM
Rádio Costa Oeste
A secretária de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa do Paraná, Leandre Dal Ponte (PSD), cumpriu agenda oficial em São Miguel do Iguaçu nesta sexta-feira (16). O objetivo da visita foi acompanhar os resultados da parceria entre o governo estadual e o município no enfrentamento à violência contra a mulher e detalhar os próximos passos para a construção da Casa da Mulher Paranaense na cidade.
Durante o encontro, a secretária destacou dados positivos na segurança pública estadual. Segundo Leandre, o Paraná iniciou o ano de 2026 com uma redução de 15% nos casos de feminicídio, reflexo da integração entre as forças de segurança e as políticas públicas municipais.
O vereador Wando da Garagem (PSD) reforçou o impacto do projeto para a comunidade e destacou o trabalho das equipes envolvidas.
"A criação dessa Sala Lilás é um projeto que estamos colocando em prática e buscando os recursos. Agora, o projeto já vem em atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica e conta com uma equipe muito boa. Quero agradecer ao prefeito, ao Conselho da Mulher, ao delegado e à nossa deputada Leandre Dal Ponte", afirmou o vereador.
Investimento e Infraestrutura
O principal anúncio da visita foi a confirmação do repasse de R$ 2.150.000,00 para a construção da Casa da Mulher Paranaense em São Miguel do Iguaçu. O espaço será voltado para o acolhimento, formação pessoal, profissional e apoio ao empreendedorismo feminino.
A licitação para a obra está prevista para ocorrer em março. Em uma modalidade inédita no estado, o governo estadual antecipará o pagamento total do valor para o Fundo Municipal dos Direitos da Mulher assim que o contrato for homologado. O município, por sua vez, realizará os pagamentos à empreiteira conforme o cronograma da construção.
Rede de Proteção Atual
Atualmente, as mulheres em situação de violência no município contam com o atendimento da Sala Lilás, instalada dentro da delegacia local. O serviço oferece um suporte integrado entre a Polícia Civil e a assistência social, garantindo que a vítima receba amparo imediato e seja encaminhada para a rede de proteção municipal sem exposição.
"O município de São Miguel do Iguaçu consolidou uma estrutura de governança local com diretoria exclusiva, conselho ativo e fundo municipal, o que garante a eficiência desses investimentos", afirmou a secretária.
Com a nova estrutura da Casa da Mulher, o estado e o município buscam transformar as iniciativas de acolhimento em políticas permanentes, ampliando o suporte necessário para que as vítimas rompam o ciclo da violência.
Fonte: Costa Oeste News