106,5 FM
Rádio Costa Oeste
A Secretaria da Mulher tem consolidado uma agenda de trabalho voltada ao fortalecimento, à proteção e ao desenvolvimento das mulheres de Foz do Iguaçu. Criada pela gestão atual, a secretaria representa um marco histórico para o município. “Em 111 anos de Foz do Iguaçu, nunca tivemos uma Secretaria da Mulher. Hoje, temos um espaço que escuta, acolhe e constrói políticas públicas específicas para nós”, destaca Scheila.
A secretaria atua com autonomia e prioridade dentro da prefeitura, ampliando ações essenciais para garantir dignidade, oportunidades e segurança às mulheres. O resultado desse avanço institucional também se reflete na composição do governo: a atual gestão, comandada pelo prefeito General Silva e Luna, conta com mais de 30% de mulheres no primeiro escalão, reforçando o compromisso com representatividade e políticas públicas sensíveis às necessidades femininas.
Principais iniciativas desenvolvidas
Workshops e formações destinadas ao desenvolvimento pessoal e profissional, ampliando conhecimentos e fortalecendo a autoestima;
• Programa Ativa Elas, que incentiva cidadania, empreendedorismo, qualificação e liderança feminina, colaborando para a independência econômica;
• Ações permanentes de combate à violência contra a mulher, com intensificação da rede de acolhimento, orientação jurídica e apoio psicossocial;
• Projetos de empreendedorismo e inserção no mercado de trabalho, ampliando as oportunidades e fortalecendo a autonomia financeira das mulheres.
Scheila ressalta que a Secretaria vem atuando também na captação de verbas e parcerias, garantindo que mais recursos sejam destinados a programas, capacitações e estruturas de atendimento especializado.
Casa da Mulher Paranaense: um novo marco para Foz
Um dos avanços mais aguardados pela população é a implantação da Casa da Mulher Paranaense, prevista para ser inaugurada nos próximos 45 dias. O novo espaço integrará acolhimento especializado, atendimento multidisciplinar e serviços para proteção e autonomia das mulheres em situação de vulnerabilidade.
O local contará com:
• suporte psicológico e jurídico;
• atendimento social;
• rede de proteção e abrigamento emergencial;
• salas de treinamento;
• oficinas de capacitação e atividades que promovem autonomia e reconstrução de vidas.
Segundo o prefeito General Silva e Luna, “a Casa da Mulher Paranaense em Foz do Iguaçu irá proporcionar, entre outras ações, um olhar cuidadoso às mulheres, promovendo a elas segurança e independência financeira”.
De acordo com a secretária Scheila, “o espaço será um divisor de águas. Um local onde as mulheres poderão se sentir seguras, acolhidas e preparadas para novos caminhos. Teremos treinamentos, apoio integral e diversas atividades que fortalecem cada mulher que por ali passar. Com energia, dedicação e foco em resultados, a Secretaria da Mulher segue construindo políticas públicas que valorizam, protegem e impulsionam as mulheres de Foz do Iguaçu, abrindo novas possibilidades para o presente e o futuro do município”, conclui Scheila Melo.
Fonte: Assessoria